terça-feira, 28 de novembro de 2017

Meditação/Nadia Malta/SEJAMOS SÁBIOS!

SEJAMOS SÁBIOS!

O sábio conquista a cidade dos valentes e derruba a fortaleza em que eles confiam. Quem é cuidadoso no que fala evita muito sofrimento”. Provérbios 21.22,23.

                                                                                         
   

Como os nossos temperamentos sabotam a sabedoria! Sempre cheios de "razão"! Já parou para pensar nisso? Parece que as situações aflitivas e as pessoas difíceis colocadas em nosso caminho têm o propósito de nos treinar a controlar os nossos impulsos. A Bíblia diz que os inimigos do homem são os da sua própria casa. Sim, esses opositores que estão muito perto de nós são formões de Deus para esculpir em nós o caráter de Cristo. Eles se levantam para nos fustigar exatamente em nossas áreas de maior vulnerabilidade. O apóstolo Paulo chama essas áreas de paixões e ordena ao seu filho na fé, Timóteo, a fugir delas.

Recorrendo à sabedoria prática do Livro de provérbios encontramos os versículos citados no inicio que falam sobre o assunto tratado: A necessidade de sabedoria. Não necessitamos da sabedoria humana, cheia de intenções escusas, à qual Tiago chama de terrena, carnal e demoníaca. Aqui somos instados a buscar a Sabedoria que desce do Alto do Pai das Luzes em quem não há variação e sombra de mudança. Diz Tiago em sua epístola: “Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera”.

Os versículos citados no inicio dizem: “O sábio conquista a cidade dos valentes e derruba a fortaleza em que eles confiam”. É a sabedoria que conquista a cidade dos valentes e derruba a fortaleza em que confiam!  A ilustração da “cidade dos valentes” pode ser aplicada a todo tipo de opositor que se levanta contra nós tentando nos nocautear. Quantas fortalezas de valentes ferozes precisam ser derrubadas em nossas vidas! Muitas vezes elas sobem seus muros de intransponibilidade dentro das nossas famílias. Não poucas vezes os “valentes” dessas fortalezas são aqueles que nos são mais próximos como filhos, cônjuges e agregados. Contudo, a fortaleza mais difícil a ser vencida ainda é a que está dentro de nós, aquela velha natureza carnal que insiste em sobressair e prevalecer. A vitória não vem por força ou violência, mas pelo Espírito do Senhor derramando sobre nós a Sabedoria do Alto.

Em muitas situações, “Uma boa recuada é sinal de valentia”, como diriam os antigos em sua sabedoria conferida pelos anos. O autor de Provérbios arremata seu ensino dizendo: “Quem é cuidadoso no que fala evita muito sofrimento”. Nada substitui o calar oportuno e a recuada estratégica. Especialmente quando sabemos do que somos capazes com os nossos temperamentos intempestivos.  Recuemos, silenciemos e abramos passagem para Deus agir segundo a sua soberana vontade. O resultado será bom, agradável e perfeito! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...