segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Meditação/Nadia Malta/É PRUDENTE PESAR OS PRÓS E OS CONTRAS!

É PRUDENTE PESAR OS PRÓS E OS CONTRAS!

Quem sai à guerra precisa de orientação, e com muitos conselheiros se obtém a vitória. A sabedoria é elevada demais para o insensato; ele não sabe o que dizer nas assembleias”. Provérbios 24.6,7.
                                                                                  

Uma das características mais nocivas das pessoas do nosso tempo é a intempestividade ao tomar decisões. Tudo é muito súbito! Muitos não medem as conseqüências dos seus atos e, sobretudo, das decisões a serem tomadas. Todas as coisas precisam de um tempo de maturação. Elas geram conseqüências e nem sempre positivas. O sábio é capaz de projetar acontecimentos futuros a partir de suas decisões. Quanta decisão acaba nas barras dos tribunais por falta de maturidade, especialmente aquelas que tomamos na dependência dos outros!

O autor de Provérbios com a sabedoria que lhe é peculiar previne: “Quem sai à guerra precisa de orientação, e com muitos conselheiros se obtém a vitória”. Embora guerra no contexto tenha um sentido literal, viver é um batalhar diário. Estamos numa guerra quer queiramos ou não, e não foi por mero convite, mas já fomos arregimentados e engajados nas fileiras. Uns estão guardando à retaguarda, enquanto outros foram colocados direto no Front. Todavia todos nós indistintamente estamos em uma guerra. E nela estamos sujeitos às baixas e a todo tipo de sinistro. Nada é linear. Subimos, descemos, fazemos curvas, passamos por estreitos e vales o tempo todo. A travessia é dolorosa! O guerreiro precisar estar atento!

Aconselhar-se com bons e experientes conselheiros, nunca é demais. Contudo, Salomão completa seu raciocínio dizendo: “A sabedoria é elevada demais para o insensato; ele não sabe o que dizer nas assembleias”. Nem sabe o que dizer e o que resolve é “vomitado” sem medir as conseqüências. São decisões, escolhas acerca de tudo: Desde casamentos, passando por empregos, escola de filhos e tudo o mais, o que vamos comprar ou vender. Ouço tantas situações irremediáveis provocadas pela falta de planejamento! É prudente pesar os prós e os contras daquilo que queremos fazer. Sobretudo, quando as nossas decisões envolvem vidas.

Outro dia chegou ao meu conhecimento a triste história de uma filha “cristã”, líder em sua comunidade, que largou a própria mãe idosa em um asilo porque sua mãe lhe dava muito trabalho. Ela era uma líder ocupada demais para cuidar da própria mãe. Fora isso havia sido promovida a um posto mais alto em seu trabalho. Ela então armou tudo, saiu com aquela frágil  senhorinha para passear, mas já tratou de colocar sua mala escondida no carro. Chegando ao local literalmente abandonou sua mãe, fugindo sorrateiramente.  A mãe não muito depois desse dia morreu de desgosto e hoje essa filha amarga um remorso irremediável, acusada pela própria consciência. Tem uma fatura do céu que está à caminho para os intempestivos e imprudentes.  Nada fica impune. Decisões mal tomadas geram conseqüências boas ou más! De tudo ele nos pedirá contas: Ações e omissões, sobretudo, daquilo que nos foi confiado e tão irresponsavelmente negligenciamos! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...