segunda-feira, 23 de abril de 2018

Sermão/Nadia Malta/EMPENHAI-VOS EM AMAR O SENHOR! Josué 23.11


EMPENHAI-VOS EM AMAR O SENHOR! Josué 23.11
                                                                                          
Portanto, empenhai-vos em guardar a vossa alma, para amardes o Senhor vosso Deus!”
Objetivo: Exortar o povo de Deus a voltar-se para ele em amor e obediência.

Idéia Central do Texto (ICT):
O capítulos 23 e 24 deste livro apresentam as palavras de despedida de Josué ao povo de Deus. Este capítulo todo é uma chamada a observar a Lei do Senhor. Além de trazer à memória os feitos de Deus, Josué traz também uma série de exortações e instruções imperativas para que o povo andasse em amor e fidelidade.
O versículo lido encerra a ideia central do texto, pois é uma síntese daquilo que é requerido de nós como povo de Deus.

Introdução:
Inegavelmente vivemos dias maus sobre a terra. Uma simples olhada à nossa volta confirma este fato. Por isso mais do que em qualquer outra época, o povo de Deus precisa fazer a diferença com testemunhos que glorifiquem ao Senhor e impactem o mundo.
Como conseguir isto se somos emboscados a todo o momento pelas ofertas do mundo, pelos estímulos do diabo e pelos apelos de nossa própria carne ainda pecaminosa? A resposta a essa pergunta, sem dúvida é a busca constante de um enchimento contínuo do Espírito Santo que nos levará a um amor profundo e reverente pelo Senhor e consequentemente a uma atitude de empenhada vigilância e oração para obedecer a Palavra de Deus.

O EMPENHO EM GUARDAR A ALMA PARA AMAR O SENHOR IMPLICA EM TRÊS AÇÕES EFETIVAS:
1. Priorizar o Senhor sobre tudo e todos: v.8: “Mas apeguem-se somente ao Senhor, ao seu Deus, como fizeram até hoje. Quem ama o Senhor o prioriza!

2. Obedecer a Santa Palavra de Deus: “Façam todo o esforço para obedecer e cumprir tudo o que está escrito no Livro da Lei de Moisés, sem se desviar, nem para a direita nem para a esquerda. Vs.6. Quem ama o Senhor lhe obedece. Os mandamentos do Senhor não são penosos para aqueles que o amam.

3. Resistir a Carnalidade: “Não se associem com essas nações que restam no meio de vocês. Não invoquem os nomes dos seus deuses nem jurem por eles. Não lhes prestem culto nem se inclinem perante eles”. V.7. Quem ama o Senhor resiste às inclinações carnais.

CONCLUSÃO: O que aprendemos aqui?
  1. A salvação é de graça e pela graça. Depende de Deus, é ideia de Deus. É iniciativa de Deus e acontece por meio dele alcançando o homem através de um chamado irresistível de sua maravilhosa graça.
  2. A Santificação é trabalho de Deus também pela graça no coração regenerado do homem, mas depende do quanto esse homem se deixa ministrar pelo Espírito Santo. É uma parceria entre o Espírito Santo e o homem regenerado. Por isso o texto fala de empenho, que sugere esforço e trabalho.
  3. Que sejamos alunos ensináveis e diligentes para nos deixar ministrar pelo Mestre por excelência. Que Deus aplique esta palavra ao nosso coração, operando mudanças profundas.

Aleluia, amém!
Esboço/Sermão/Pra. Nadia Malta em 22.04.18 –


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...