domingo, 15 de abril de 2018

Sermão/nNdia Malta/POR QUE O CHAMAMOS DE SENHOR E NÃO FAZEMOS O QUE ELE MANDA?



POR QUE O CHAMAMOS DE SENHOR E NÃO FAZEMOS O QUE ELE MANDA?


  Por que me chamais Senhor, Senhor se não fazeis o que vos mando? Falou Samuel a toda casa de Israel dizendo: Se é de todo o coração que voltais para o Senhor, tirai dentre vós os deuses estranhos e os astarotes, e preparai o coração ao Senhor, e servi a ele só, e ele vos livrará das mãos dos filisteus. Então, os filhos de Israel tiraram dentre si os baalins e os astarotes e serviram só ao SENHOR.Lc.6.46; I Sm.7.3,4

Objetivo: desafiar a igreja a refletir sobre a necessidade de obedecer ao Senhor porque isto lhe é agradável e repercute como chave das vitórias mais retumbantes.
Ideia Central do Texto (ICT):
A idéia central dos dois textos mencionados gira em torno da obediência ao senhorio de Deus.
No primeiro texto retirado do Evangelho segundo Lucas, inserido no Sermão do Monte, Jesus profere palavras de lamentação e exortação aos seus ouvintes.
O Senhor fala aqui sobre os dois fundamentos espirituais sobre os quais muitos estão edificados. Para ilustrar essa verdade ele usa duas figuras: uma daquele prudente construtor, que construiu sua casa sobre uma rocha e mesmo passando por intempéries sua casa não desabou. A outra figura é o oposto, fala de um construtor imprudente que construiu sobre a areia e diante das enchentes a casa não suportou e desabou.
O segundo texto foi retirado do I livro do profeta Samuel onde ele instrui o povo de Israel a obedecer ao Senhor e faz isso de forma prática.
Introdução:
É sempre oportuno falar sobre este assunto tão fundamental: que é obediência ao Senhor, agradável a Deus e chave tanto de vitória quanto. A obediência tem aroma agradável às narinas do nosso pai Celestial!
Tenho procurado respostas na Palavra de Deus para uma indagação que tem martelado em minha cabeça dia e noite: Por que muitos no meio do povo de Deus, mesmo freqüentando a igreja, observando algumas disciplinas espirituais, ainda assim não obtém vitória em suas demandas? O que tem faltado, afinal?
No segundo texto lido encontramos o profeta Samuel aconselhando o povo a levar Deus à sério para poder obter vitória sobre seus inimigos. Para isso ele traz uma ordenança e uma promessa.
Quando fazemos um paralelo entre os dois textos, descobrimos que ambos falam da obediência a Palavra de Deus, negligenciada por aqueles que o chamam de Senhor na Velha e na Nova Aliança. A obediência está para a bênção como a desobediência está para a maldição. “Maldição sem causa não se cumpre” – Pv.26.2
Quem pode chamar Deus de Senhor? Aquele que ouve a sua Palavra e a pratica, não sendo ouvinte negligente. O observador da Palavra de Deus precisa se preparar para vencer os filisteus modernos que o tem assolado: Esses agentes vêm através de várias formas.
O PROFETA SAMUEL APONTA QUATRO ATITUDES QUE DEVEM SER ADOTADAS POR ESSE OBSERVADOR DA PALAVRA QUE CHAMA DEUS DE SENHOR:
  1. Ele deve volta-se para o Senhor:
  1. Ele deve tirar do seu meio os deuses estranhos:.
  1. Ele deve preparar seu o coração para o Senhor:
  1. Ele deve servir ao Senhor somente:
Conclusão: O que o Senhor está requerendo de nós hoje especialmente no momento que estamos atravessando, tanto pessoalmente quanto como país?
  1. Que voltemos para o Senhor, que nos convertamos de todo o coração. Que priorizemos Deus em nossa vida.
  2. Que tiremos de nosso meio os deuses estranhos que nos tem feito negligenciar o Senhor e a sua obra.
  3. Que tiremos de nosso meio os astarotes e nossas casas sejam lugares consagrados ao Senhor.
  4. Que preparemos e inclinemos nossos corações para obedecer ao Senhor. Espalhando a sua graça como canais vivos, repartindo com os necessitados e testemunhando da sua palavra.
  5. Que sirvamos somente ao Senhor.
Aleluia, Amém! Nadia Malta em 15.04.18.
                                                                              

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...