terça-feira, 17 de abril de 2018

Meditação/Nadia Malta/VIGILÂNCIA, PRONTIDÃO E SERVIÇO ANDAM JUNTOS!


VIGILÂNCIA, PRONTIDÃO E SERVIÇO ANDAM JUNTOS!

Aquele servo que conhece a vontade de seu senhor e não prepara o que ele deseja, nem o realiza, receberá muitos açoites. Mas aquele que não a conhece e pratica coisas merecedoras de castigo, receberá poucos açoites. A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido". Lucas 12: 47,48.
                                                                                                
                                     

Os versículos citados são os últimos da Parábola do servo vigilante. Essa Parábola é uma chamada e uma séria advertência aos que tem recebido muito da parte de Deus em termos de compreensão da Palavra e discernimento da mesma sem, contudo, se dispor ao serviço. Somos chamados a vigilância e ao serviço comprometido. Aquele que uma vez pôs a mão no arado do Senhor não pode voltar atrás e quem assim fizer não é digno dele.

A parábola faz uma menção às antigas festas de casamento que duravam até uma semana e os servos deveriam ficar de prontidão para receber seus senhores na volta dessas festas. Há aqui uma espécie de alegoria para ilustrar a Segunda Vinda do Senhor. Precisamos estar atentos e em atitude de prontidão e vigilância com as nossas candeias acesas para não sermos apanhados de surpresa. Há uma disciplina rígida para os líderes bem instruídos que negligenciaram o seu chamado e não preparam seus liderados como deveriam. Esses levarão muitos acoites! O texto é muito claro ao afirmar: “Aquele servo que conhece a vontade de seu senhor e não prepara o que ele deseja, nem o realiza, receberá muitos açoites. Por outro lado, os mal instruídos levarão poucos açoites. Diz o texto: “Mas aquele que não a conhece e pratica coisas merecedoras de castigo, receberá poucos açoites”.

Precisamos ter consciência que para o servo de Deus não existe vida secular e vida espiritual, existe vida transformada pelo Espírito de Deus ou não. Tudo que recebemos de Deus tem um caráter sagrado e não podemos negligenciar isto de modo algum. Assim, mesmo aquelas aptidões que temos em termos profissionais e aparentemente seculares têm um propósito sagrado da parte de Deus. Quanta negligencia na obra de Deus! Quanta falta de responsabilidade! É tempo de anunciar o Cristo, de estender as mãos aos necessitados. De fazer a obra de Deus enquanto é dia, a noite da grande perseguição está chegando e ninguém poderá trabalhar. Muito tempo tem sido perdido com futilidades no seio da igreja! Igreja não é casa de negócio ou clube, mas agencia de salvação! A igreja precisa sair dos seus muros e alcançar os que têm perecido à beira do caminho. E há muitos à margem e o Senhor nos pedirá contas do sangue deles. Despertemos!

Tudo que somos, temos, sabemos ou fazemos vem dele e é para a glória exclusiva dele. Quando chegarmos à eternidade o Senhor nos perguntará o que fizemos com os dons e talentos concedidos por ele. O texto termina com os versículos citados e ali o Senhor adverte de maneira enfática: “A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido". Nada em nossa vida é obra do acaso. É encantador ver a diversidade de dons dados aos filhos de Deus. A capacidade criativa herdada de Deus é maravilhosa! O que temos feito com tudo isso? Negligenciado! Outro dia ouvi de uma irmã se queixar: Faço as coisas e ninguém nota! A queixa típica de quem quer aplauso. Esquecemos que a honra e a glória é sempre para o Senhor, somos tão somente meros instrumentos, canais da sua multiforme graça. Tempo de colocar em prática de maneira urgente dons e talentos recebidos. Ele tem nos dado tanto! Ofereçamo-nos a ele de todo o nosso coração. Consagremos tudo e veremos o que ele fará através de nós apesar de nós! Vigilância, prontidão e serviço andam juntos! Nadia Malta  http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...