quinta-feira, 26 de abril de 2018

SERMÃO/ IRIA DOMINGOS/ BUSCAI-ME E VIVEI!

BUSCAI-ME E VIVEI!


Pois assim diz o SENHOR à casa de Israel: Buscai-me e vivei. Amós 5:4








É a terceira vez que Amós pede ao povo que dê ouvidos a palavra do Senhor, A maneira como tratamos a Palavra é como tratamos Deus. Os ouvintes devem ter se perguntado por que Amós estava pranteando com um canto fúnebre se ninguém da sua família ou dentre seus conhecidos havia morrido. Ficaram perplexos com o fato de ele estar tão profundamente entristecido com a morte de sua nação, quando esta parecia tão próspera e religiosa. No entanto, a prosperidade e o "reavivamento" eram apenas cosméticos para fazer a terra doente e moribunda parecer mais saudável. Amós verificou os sinais vitais e viu que haviam quase desaparecido. As apresentações musicais cheias de entusiasmo se tornariam funerais e seus santuários virariam ruínas, pois os assírios estavam destinados a destruir o reino de Israel.
Nessa situação que se encontrava Israel o Senhor veio através do profeta exortar o povo e uma promessa foi dada Buscai-me e vivei.
Buscai ao Senhor- Essa frase pode ser encontrada mais de trinta vezes nas Escrituras. Porém o povo não está interessado em responder a mensagem e voltar ao Senhor. Enquanto o Senhor sempre está disposto ao seu povo, não devemos jamais desprezar a mensagem de buscar ao Senhor.

Mas o que significa buscar ao Senhor?
Buscar ao Senhor significa, antes de tudo, mudar nossa mentalidade e abandonar os pensamentos fúteis que conduzem nossa vida inconstante.
Quando voltamos para o Senhor, também mudamos de rumo: damos uma "volta de 180 graus" e começamos a nos mover na direção certa. Isso significa abandonar o pecado e buscar a misericórdia e o perdão do Senhor.
Buscar ao Senhor não significa, simplesmente, correr para Deus pedindo ajuda quando nos vemos em dificuldade.

Por que devemos buscar ao S e n h o r?

O profeta apresenta três motivos, sendo que o primeiro deles é que tenhamos vida.
O caminho da desobediência é o caminho das trevas e da morte. "Buscai-me e vivei" (v. 4) - esse é o convite e a admoestação de Deus.
O segundo motivo pelo qual devemos buscar a Deus é o fato de não haver outra forma de experimentar intimidade com o Senhor! (Am 5:5). As multidões estavam indo para os santuários e voltando para casa ainda mais afastadas de Deus do que quando haviam partido. O que vemos algumas vezes no meio do povo de Deus é dar mais importância ao lugar do que ao buscar ao Senhor, por exemplo igrejas brigando entre si, ou o orar no monte, mas muitos tem voltado pra casa pior do que saiu, esqueceram de buscar o que realmente importa a intimidade com o Deus.
A menos que nos encontremos pessoalmente com o Senhor, que tratemos de nossa vida espiritual interior e que busquemos sua face, nosso coração jamais será transformado, Não importa o lugar.
O terceiro motivo para buscar a Deus é o julgamento.
O medo do julgamento pode não ser o motivo mais nobre para se obedecer a Deus, mas é aceito pelo Senhor.
As crianças entendem o sistema de recompensas e de castigos, mas esperamos que as crianças acabem amadurecendo e desenvolvendo motivações mais nobres para obedecer do que receber um doce ou escapar de um castigo. Muitos jamais chegaram e talvez não chegarão a esse nível mais elevado de obediência, o tipo de obediência que vem de um coração que ama a Deus.
É essa obediência e busca verdadeira que o Senhor espera de nós.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...