quinta-feira, 19 de abril de 2018

Meditação/Nadia Malta/CUIDADO COM O EXIBICIONISMO ESPIRITUAL!


CUIDADO COM O EXIBICIONISMO ESPIRITUAL!

A alguns que confiavam em sua própria justiça e desprezavam os outros, Jesus contou esta parábola: "Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu e o outro, publicano”. Lucas 18: 9,10.                                                                
                                                                                    

Seguindo a rota das parábolas de Jesus, neste capítulo encontramos esta, do fariseu e do Publicano. É interessante observarmos essas duas posturas. Primeiro o religioso, o técnico em Deus aquele que se achava impecável, mais espiritual e mais justo que os demais homens, chegando a desprezá-los. Em seu exibicionismo ele desfila na sua oração diante de Deus o rosário de suas práticas devocionais. Como se diz hoje: Ele se achava! Em sua oração de si para si mesmo ele dizia: “O fariseu, em pé, orava no íntimo: ‘Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens: ladrões, corruptos, adúlteros; nem mesmo como este publicano. Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho” (VS.11,12). Talvez este seja o pior tipo de orgulho: O achar-se santo demais, justo demais e melhor que as outras pessoas. Não cabe a nós condenar quem tem pecados diferentes dos nossos!

Não são as nossas práticas devocionais exteriores que convencem o Senhor e sim aquilo que está em nosso coração. O Senhor enxerga o que os demais não conseguem ver, aquilo que está em nosso coração, especialmente toda sujeira, toda inclinação maligna toda rapina. Não é à toa que esses foram chamados pelo Cristo de sepulcros caídos.  Temos falado aqui neste espaço tantas vezes: nenhum de nós está pronto. Crente pronto, maduro, Deus colhe! E nunca é demais repetir esta verdade! As exterioridades piedosas podem convencer os homens, mas não o Senhor!

O segundo personagem mencionado na parábola era um publicano. Um cobrador de impostos prestando serviço aos romanos e por isso mesmo era odiado e considerado o maior dos pecadores para seus compatriotas. Um pecador de carteirinha, podemos assim dizer! Contudo, Jesus diz na seqüência do texto: "Mas o publicano ficou à distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: ‘Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador” (v.13). Diz o Senhor por meio do profeta Isaias: “Mas o homem para quem olharei é este: o aflito e abatido de espírito e que treme da minha palavra” (Isaías 66:1-2). A consciência de ser pecador, ou o arrependimento é prerrogativa para a confissão de pecados e para se alcançar o perdão de Deus. Este homem nem ousava levantar os olhos para o céu, antes ficava à distancia e batia no peito se reconhecendo pecador. Ele carregava o peso de sua condição e foi ao lugar certo derramar seu coração e buscar alento!

Jesus faz a grande revelação do texto, especialmente para os religiosos que certamente o ouviam. Diz o Senhor na seqüência do relato: “Eu lhes digo que este homem, e não o outro, foi para casa justificado diante de Deus. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado"(v.14). Não é de se admirar que as palavras mais duras de Jesus tenham sido ditas aos religiosos daqueles dias e não aos reconhecidamente pecadores! Jesus senta e come com pecadores, não para aprovar as suas práticas, mas para levar alento e perdão de pecados aos que se sentiam quebrantados e necessitados. Em outro momento O Senhor diz aos ouvintes religiosos daqueles dias, os escribas, fariseus e mestres da lei: Digo-lhes a verdade: Os publicanos e as prostitutas estão entrando antes de vocês no Reino de Deus(Mateus 21:31). O texto é um sério alerta em relação ao exibicionismo espiritual que tem levado muitos à queda! Que o Senhor abra os nossos olhos para que sejamos humildes diante dele e diante dos nossos semelhantes. Tenhamos cuidado com o exibicionismo espiritual, o Senhor enxerga mentes e perscruta corações! Sejamos misericordiosos como é o nosso Pai Celestial! Cada um receberá segundo as suas obras! Nadia Malta  http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...