sábado, 28 de abril de 2018

Meditação/Nadia Malta/SIM, VOCÊ PODE, NÃO TENHA MEDO!


SIM, VOCÊ PODE, NÃO TENHA MEDO!

“Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações". Mas eu disse: "Ah, Soberano Senhor! Eu não sei falar, pois ainda sou muito jovem". O Senhor, porém, me disse: "Não diga que é muito jovem. A todos a quem eu o enviar você irá e dirá tudo o que eu lhe ordenar. Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo", diz o Senhor”. Jeremias 1.5-8.
                                                                                            

A palavra do Senhor ao profeta Jeremias traz alento ao coração inseguro do profeta chorão. Os versículos citados estão no contexto do chamamento do profeta para a obra de Deus. Ele não se sentia em condições de tão grande e árdua missão. E o Senhor lhe traz palavras encorajadoras para seguir no cumprimento do seu chamado! Os profetas e demais servos de Deus envolvidos no ministério de um modo geral são pessoas solitárias que ficam no front recebendo todo o tipo de investida. Não é à toa que chamam Jeremias de profeta chorão. E como nos identificamos com ele em seus muitos momentos de lamento profundo. Naqueles dias a nação escolhida estava mergulhada em um dos piores e mais cruéis cativeiros da história, e Jeremias é usado pelo Senhor para trazer duras palavras ao seu povo.

Em seu livro das Lamentações, considerado um poema fúnebre para o funeral nacional, o profeta quase se deixa contaminar pelo sentimento nacional de morte e fim da linha manifestado pela nação. Mas ele recobra o ânimo e diz um basta, fazendo uma das mais tocantes declarações de esperança da Bíblia Sagrada! Ele declara: “Preciso trazer à memória o que me pode dar esperança”! E ele começa a lembrar dos atributos eternos e imutáveis de Deus! Algo pertinente para o nosso tempo de tantas demandas exigidas de nós, quando não nos sentimos capazes! Os versículos citados no inicio trazem uma revelação impactante de Deus ao seu profeta acerca do seu chamado antes mesmo de ser formado no ventre de sua mãe e nascer. O Senhor declara ali: “Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações". Assim, quando o Senhor nos escolhe para fazer algo, ele certamente nos capacitará para tal! Não deixemos que o medo e a solidão nos paralisem!

Aprendemos aqui que quando o Senhor designa e chama um servo seu para fazer algo em sua obra, ele não faz substituições. Não importa a sensação de despreparo, desamparo, auto-estima baixa, falta de experiência ou qualquer outro obstáculo. Quando o Senhor nos chama ele não abre mão de nós. E à medida que dizemos sim ao seu chamado vamos sendo preparados e capacitados por ele para realizar o que ele ordena, apesar de nós! Jeremias ainda tentou argumentar com o Senhor ao dizer: "Ah, Soberano Senhor! Eu não sei falar, pois ainda sou muito jovem". Mas o Senhor fecha a questão e diz ao profeta: "Não diga que é muito jovem. A todos a quem eu o enviar você irá e dirá tudo o que eu lhe ordenar”. O próprio Senhor se responsabiliza pelo chamado que fez!

Dois grandes empecilhos para a realização da obra de Deus são: o medo e a solidão. Enquanto o  gigante infernal do medo tenta o tempo inteiro nos tirar o chão, a solidão entra em cena para dizer que não teremos ajuda e a sensação aqui é de total desamparo. O Senhor desconstrói os pressupostos do adversário e nos assegura que não devemos temer, pois ele sempre está conosco. Jamais estaremos navegando à deriva! Mesmo naquelas horas de inevitável solidão humana, quando todos se afastam! Sim, porque um dia todos se vão, cada um para o seu lado cuidar da própria vida! Então, seremos acudidos e cuidados por ele. O Senhor estará sempre conosco! É como se ele nos dissesse: Sim, você pode, não tenha medo! Assim, sigamos na força que ele supre! Nadia Malta  http://ocolodopai.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...