segunda-feira, 2 de abril de 2018

Meditação/Nadia Malta/O NOSSO SOCORRO? VEM DO SENHOR!


O NOSSO SOCORRO? VEM DO SENHOR!

Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra. Ele não permitirá que você tropece; o seu protetor se manterá alerta, sim, o protetor de Israel não dormirá, ele está sempre alerta! O Senhor é o seu protetor; como sombra que o protege, ele está à sua direita. De dia o sol não o ferirá, nem a lua, de noite. O Senhor o protegerá de todo o mal, protegerá a sua vida. O Senhor protegerá a sua saída e a sua chegada, desde agora e para sempre”. Salmos 121.1-8.                                                                                           

Este salmo faz parte do chamado hinário de bolso dos israelitas, não se conhece a autoria da maioria deles. Davi escrevera alguns, e um deles é de autoria de Salomão. Também chamados de cânticos de romagens ou de degraus. Uma pequena coletânea que vai do salmo vinte até o trinta e quatro. Esses cânticos tratavam de vários assuntos! Desde petições, imprecações, passando por louvores, ações de graças e evocações dos grandes feitos do Senhor pelo seu povo. Eram entoados pelo povo de Deus tanto durante os deslocamentos para Jerusalém quanto nos afazeres do dia a dia. Qual o propósito disso? Trazer à memória fraca do povo aquilo que o Senhor fizera por ele no passado e ainda poderia fazer!

Temos a memória fraca, sobretudo, para as coisas boas. Temos a impressão que é muito mais fácil a ação de remoer desditas e fracassos, que falar das bênçãos do Senhor! Parece que as desgraças chamam mais a atenção e dão mais ibope que as graças. Precisamos adotar a estratégia dos israelitas do passado de trazer à memória o que nos pode dar esperança, como propõe o profeta Jeremias no livro das Lamentações. Assim, contemos as muitas bênçãos como diz a letra do velho hino! Foquemos nas infinitas possibilidades de Deus! E já rendamos graças por isso!

O salmista aqui tem uma certeza em meio às suas dificuldades: Ele será socorrido e seu socorro vem do Senhor que fez os céus e a terra. Naqueles dias era costume colocar os ídolos das nações pagãs no alto dos montes, como se naquela posição eles pudessem guardar seus seguidores. O salmista trata de desconstruir essa crença ao dizer: “Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra”. Ele está certíssimo, o nosso socorro não vem dos montes, dos ídolos, das circunstancias, nem mesmo daqueles em quem tanto confiamos. O Nosso socorro já foi ordenado e vem do Senhor, que tem em suas gloriosas mãos o controle de todas as coisas. Ele é Soberano, surpreendente e têm planos e pensamentos mais altos que os nossos! Tão somente confiemos!

O Senhor é o fiel guarda do seu povo! Ele zela por nós constantemente aonde quer que estejamos! Jamais estaremos sozinhos em nossa jornada por esta vida rumo à eternidade! Ele é como uma sombra bendita que nos protege e ampara. É o nosso Alto Refugio para os perigos do dia e da noite. Em suas mãos estaremos seguros! Isto não significa que não passaremos por dificuldades ou aflições. Muito pelo contrário, mas não estaremos sozinhos! O salmista termina dizendo: “O Senhor protegerá a sua saída e a sua chegada, desde agora e para sempre”. Glorifiquemos ao Senhor que fez, faz e fará maravilhas! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...