sábado, 14 de abril de 2018

Meditação/Nadia Malta/OS ORGULHOSOS E FARTOS DEMAIS SE ESQUECEM DE DEUS!


OS ORGULHOSOS E FARTOS DEMAIS SE ESQUECEM DE DEUS!

Ora, este foi o pecado de sua irmã Sodoma: Ela e suas filhas eram arrogantes, tinham fartura de comida e viviam despreocupadas; não ajudavam os pobres e os necessitados. Eram altivas e cometeram práticas repugnantes diante de mim. Por isso eu me desfiz delas conforme você viu”. Ezequiel 16: 49, 50.              
                                               
                                                           
                                                         
Li recentemente um livro de John Piper chamado O Legado da Alegria Soberana. Esse livro precioso fala da satisfação em Deus que por sua vez gera no coração do fiel uma alegria indizível, sobrenatural e soberana! Sim, só os que estão plenos de Deus alcançam a verdadeira satisfação! Todos os espaços desse fiel ficam preenchidos pela presença gloriosa do Senhor. É a “Shekinah” de Deus no coração do crente. Essa alegria não permite que nada tome o lugar santo nesse coração! Esses não se ensoberbecem, porque o Amor vivo habita no coração deles. São misericordiosos e compassivos sentem a dor dos outros em seus corações e tratam de amenizá-la!

A fartura das coisas mundanas gera fastio de Deus. Os que se sentem fartos das coisas do mundo não se acham dependentes de Deus. Sentem saudades do Egito. São orgulhosos, altivos e se acham auto-suficientes. Buscam cada vez mais os prazeres que o mundo oferece e a carne clama. Esses por se acharem fartos desses prazeres se permitem as maiores transgressões porque fazem as suas próprias leis. O texto que dá inicio a esta breve meditação faz parte de um contexto maior que vai do versículo 1 até o versículo 63 deste capítulo do profeta Ezequiel. Aqui o Senhor traz uma palavra dura contra o seu povo rebelde e infiel. O povo do Senhor é comparado aqui com nações pagãs porque voltara às costas ao seu Deus, sobretudo, por seguir os costumes dos povos ao seu redor!

Temos falado inúmeras vezes neste espaço que cristianismo é relacional. É um estreitamento do nosso relacionamento com o Senhor e conseqüentemente com os irmãos. O coração verdadeiramente regenerado, lavado e remido pelo sangue do Cordeiro busca a sua satisfação em Deus! Não vamos entrar no mérito de todo o contexto, até porque o espaço é curto para isto, mas gostaria de chamar a atenção para a revelação de Deus nos versículos citados no inicio. O apóstolo Paulo falando aos Filipenses diz: “Tendo o que vestir e o que comer estejamos contentes”.  Vamos ao cerne dos versículos citados no inicio: Ora, este foi o pecado de sua irmã Sodoma: Ela e suas filhas eram arrogantes, tinham fartura de comida e viviam despreocupadas; não ajudavam os pobres e os necessitados. Eram altivas e cometeram práticas repugnantes diante de mim. Por isso eu me desfiz delas conforme você viu. O autor de Provérbios traz mais luz a questão: "O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda” (Provérbios 16:18).

As cidades da campina eram férteis e prósperas, por isso Ló, sobrinho de Abraão, se encantou por elas! Todos ali eram arrogantes, altivos e estavam despreocupados por sua própria fartura. Eram soberbos e lhes faltava compaixão e misericórdia pelos menos favorecidos. As “práticas repugnantes”, pelas quais Sodoma é conhecida nem são mencionadas no texto pormenorizadamente porque são conseqüência do pecado maior do orgulho e da auto-suficiência! Um abismo chama sempre outro abismo! Herodes Agripa em seu orgulho não deu glória a Deus e morreu comido de bichos. O orgulho de Nabucodonosor o fez viver como um animal por um bom tempo. As cidades da campina foram destruídas com fogo por seu orgulho e devassidão sem limites! O orgulho e a soberba que é a sua versão mais exagerada é o carro chefe de todos os demais pecados. Derrubou até um querubim ungido! O que não fará conosco? Tudo que temos, somos, sabemos, fazemos vem de Deus, por meio dele e para ele! E só nele encontramos verdadeira satisfação! Os orgulhosos e fartos demais pelos seus teres e haveres tendem a esquecer-se de Deus e acabam descambando para toda sorte de práticas repugnantes! Voltemos ao Senhor! A ele toda honra e toda glória eternamente, amém! Nadia Malta  http://ocolodopai.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...