sexta-feira, 6 de abril de 2018

Meditação/Nadia Malta/TUDO VEM DELE E POR MEIO DELE!


TUDO VEM DELE E POR MEIO DELE!

Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem. Herança do SENHOR são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão. Como flechas na mão do guerreiro, assim os filhos da mocidade. Feliz o homem que enche deles a sua aljava; não será envergonhado, quando pleitear com os inimigos à porta.”. Salmos 127.
                                                                                           

Em tudo podemos perceber a soberania do nosso Deus!  Absolutamente tudo vem dele, por meio dele e é para a glória excelsa dele somente! Ele está atento aos mínimos detalhes! Este salmo é atribuído a Salomão, o homem mais sábio que já viveu sobre a terra. Ele teve a oportunidade de pedir ao Senhor o que quisesse e ele pediu sabedoria. Seu pedido agradou ao Senhor que lhe concedeu alem de sabedoria riqueza e longevidade. Todo o esforço humano para galgar degraus vida a fora é inútil sem as bênçãos do Senhor. E as bênçãos vêm alem da medida esperada!

Este poema de Salomão, também chamado de Jedidias o Amado do Senhor, trata dessa questão do controle soberano do nosso Deus sobre todas as coisas.  O salmista aqui traz algumas afirmações importantes, primeira: “Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam, nada construímos de fato por nós mesmos, por mais inteligentes que sejamos o Senhor é o verdadeiro autor das nossas construções desde a casa pessoal, espiritual até a casa física. Somos apenas pedreiros treinados pelo supremo Arquiteto e Projetista da obra! Aprendamos a glorificá-lo!

O Salmista segue em suas afirmações e na seqüência ele afirma: “se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela”. As antigas cidades fortificadas tinham torres de vigia em seus muros de onde uma sentinela montava guarda dia e noite! Mesmo assim, ainda estavam sujeitas a ataques de invasores. Hoje não é diferente, pois o mal tem se tornado cada vez mais sofisticado! Vivemos em um tempo de grandes inseguranças, o medo parece nos emboscar a cada esquina! As pessoas vivem preocupadas com a violência que a cada dia fica mais ameaçadora e imaginam muitas formas de garantir a segurança. Nada parece resolver! Mas aqui aprendemos que o Senhor é o nosso verdadeiro Protetor! Ele é o Fiel Guarda de Israel e é nele que precisamos colocar a nossa confiança e esperança. Só nele estaremos seguros!

A terceira afirmação do salmista é: “Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dorme”! Aqui ele fala da luta sem tréguas por um amealhar contínuo! Fala do pão ganho de maneira penosa, sem que se tenha tempo para ele ou mesmo para a família. O Senhor Jesus instrui quanto à prioridade que devemos ter: “Buscai, assim, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará suas próprias preocupações”. Aqui não se trata de um estímulo à preguiça, mas a realinhamos as nossas  prioridades! Priorizemos o Senhor e ele providenciará o que necessitamos!

O salmista conclui seu poema acerca de tudo que recebemos do Senhor falando dos filhos como heranças benditas dele. Diz ele: “Herança do SENHOR são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão. Como flechas na mão do guerreiro, assim os filhos da mocidade. Feliz o homem que enche deles a sua aljava; não será envergonhado, quando pleitear com os inimigos à porta! Gloria a Deus por essa linda recompensa que são os nossos filhos, esses guerreiros operosos do Senhor! Não seremos envergonhados! Exaltemos ao Senhor por tudo que nos tem concedido apesar de nós! Nadia Malta  http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...