sexta-feira, 20 de abril de 2018

Meditação/Nadia Malta/APENAS UM VOLTOU PARA AGRADECER!


APENAS UM VOLTOU PARA AGRADECER!

Prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradeceu. Este era samaritano. Jesus perguntou: "Não foram purificados todos os dez? Onde estão os outros nove? Não se achou nenhum que voltasse e desse louvor a Deus, a não ser este estrangeiro? "Então ele lhe disse: "Levante-se e vá; a sua fé o salvou". Lucas 17:16-19.              
                                                                             
Este texto começa na realidade no versículo 11 deste capítulo e relata a história muito conhecida de dez leprosos que foram curados pelo Senhor Jesus. A lepra era uma enfermidade associada ao pecado naqueles dias. Era uma doença segregadora fazia com que seus portadores vivessem à margem da sociedade. Eles normalmente moravam fora das cidades. A situação era tão séria que os leprosos tinham que se auto-anunciar aos gritos cada vez que saíam em público para que as pessoas abrissem passagem para eles sob o risco de serem contaminadas. Ninguém se aproximava de um leproso mesmo que ele fizesse parte da família. Era uma doença que tinha um impacto social muito grande. O leproso alem de carregar o peso da enfermidade mutiladora, ainda tinha que conviver com a solidão pela distancia de amigos e parentes.

Jesus à caminho de Jerusalém, na divisa de Samaria e Galiléia, o texto diz: “Ao entrar num povoado, dez leprosos dirigiram-se a ele. Ficaram a certa distância e gritaram em alta voz: "Jesus, Mestre, tem piedade de nós”! (Vs.12,13). Jesus ouve o clamor daqueles homens e os manda irem mostrar-se ao sacerdote. Era a autoridade religiosa oficial que testificava aquele tipo de cura para reintegrar a pessoa à sociedade. À medida que eles estavam indo perceberam a cura. Seus corpos haviam sido purificados! A doença desaparecera! Contudo, apenas um voltou para a agradecer e este era samaritano. Diz o relato: “Um deles, quando viu que estava curado, voltou, louvando a Deus em alta voz. Prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradeceu. Este era samaritano” (VS. 16,17).

Temos falado tantas vezes neste espaço sobre a gratidão, que é a rainha das virtudes. O coração grato reconhece não só a dádiva, mas o Doador dela. Aquele homem louvou ao Senhor e prostrou-se aos pés de Jesus em gratidão! E quanto aos outros? Nove ingratos! Queriam apenas a dádiva, não o Doador dela! Eles queriam a bênção, não o Senhor da bênção! Dez foram os curados. Nove eram judeus, mas apenas o estrangeiro, o samaritano, manifestou a sua gratidão. Exatamente aquele que fazia parte do povo mais rejeitado naqueles dias. Os samaritanos eram odiados pelos judeus por prestarem um culto misto ao Senhor.

O samaritano era duplamente rejeitado, não só por ser samaritano, mas pela própria enfermidade! Percebemos aqui uma visível representação da rejeição ao Cristo pela maioria dos judeus e também a aceitação pelos não judeus, ou aqueles que são rejeitados pelo mundo. A dor da rejeição é reputada como uma das piores dores emocionais que o ser humano pode sentir. Jesus diz: “Vinde a mim todos vós que estás cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei”! Ir a ele é alcançar a graça da salvação e do acolhimento perene! Nele e apenas nele encontramos abrigo seguro e morada permanente! Aprendemos acerca da gratidão que ela é: Inclusiva – todos podem praticá-la; é Atenta – ela é sensível a todos os agires de Deus; ela é Contagiosa – capaz de tocar todos os que dela se aproximam; e Teocêntrica – ela nos mostra que Deus está no centro de nossas ações de graças. Ele é o Doador Supremo de toda boa dádiva e de todo dom perfeito! Rendamos graças em tudo, mesmo que não compreendamos os métodos, a vontade do Senhor para nós é sempre boa, agradável e perfeita! Rendamos graças! Nadia Malta  http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...