sábado, 21 de abril de 2018

Meditação/Nadia Malta/AFINAL, DE TODOS OS MANDAMENTOS QUAL O MAIS IMPORTANTE?


AFINAL, DE TODOS OS MANDAMENTOS QUAL O MAIS IMPORTANTE?

Um dos mestres da lei aproximou-se e os ouviu discutindo. Notando que Jesus lhes dera uma boa resposta, perguntou-lhe: "De todos os mandamentos, qual é o mais importante”? Respondeu Jesus: "O mais importante é este: ‘Ouve, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus, o Senhor é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’. O segundo é este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. “Não existe mandamento maior do que estes”. Marcos 12:28-31.
                                                                                            
                                                                       
Inúmeras vezes, Jesus se viu às voltas com perguntas como esta, feita por aquele mestre da lei que o abordou. Aquele homem havia presenciado a maneira sábia como Jesus respondera aos saduceus que não acreditavam existir ressurreição. Os saduceus faziam parte de uma facção aristocrática do judaísmo que lia e considerava apenas o Pentateuco que eram os escritos de Moisés. Eles não criam nem na ressurreição, nem nos anjos. Eles vieram a Jesus fazendo uma menção à lei do “levirato” que permitia a um irmão se casar com a viúva de outro irmão falecido, para suscitar descendência ao que morrera. E eles trazem uma situação em que sete irmãos desposaram uma mesma mulher, sem, contudo, deixar filhos. Ao final todos morreram inclusive a mulher. Eles queriam saber de quem ela seria esposa no dia da ressurreição, visto ter se casado com os sete irmãos. “Jesus respondeu: "Vocês estão enganados! Pois não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus! Quando os mortos ressuscitam, não se casam nem são dados em casamento, mas são como os anjos nos céus”. Em outra versão diz: Errais não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus”! Esse mesmo erro não continua acontecendo hoje?

O mestre da Lei ouvindo o arrazoado de Jesus faz a pergunta que dá título a esta meditação: “De todos os mandamentos, qual é o mais importante”?  Jesus assegura que o mais importante dos mandamentos é Amar! Primeiro devemos amar ao Senhor. Diz Jesus: Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças”. Em segundo lugar devemos amar ao próximo como amamos a nós mesmos. Olha o parâmetro aqui! Na seqüência o Senhor diz: “Ame o seu próximo como a si mesmo”. Será que temos amado ao próximo obedecendo a esse paradigma? Desconfio que não!

Assim, amar ao Senhor de toda a nossa alma, de toda a nossa força e de todo o nosso entendimento, sendo ele para nós o nosso único Deus e Senhor, nos prepara para amar a nós mesmos sem uma visão egoísta, mas na perspectiva daquilo que recebemos de Deus. E só, então, poderemos amar aos outros tendo como modelo o amor que temos por nós mesmos. Ninguém maltrata a sua própria carne! Quem traz essa explicação é Jesus, o próprio Amor encarnado! Vivemos um tempo em que o amor por Deus tem esfriado dos corações e conseqüentemente, o amor de cada um por si mesmo e pelo próximo!

O apóstolo João, também chamado de apóstolo do amor traz mais luz à questão ao afirmar: Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor. Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele (I João 4.8,16). Amar para o filho de Deus é credencial, insígnia dessa filiação. Os que permanecem nesse Amor, não só amam, mas têm uma vida de testemunho. Amar é o maior dos mandamentos! É o Centro de tudo!  O Amor encabeça a lista tanto de dons quanto do Fruto do Espírito, pois dele emanam todos os demais dons. O Amor é uma pessoa chamada Cristo! Assim, de todos os mandamentos, qual o mais importante? Amar! Pois é o próprio Amor, com letra maiúscula quem ordena! Amamos porque Ele nos amou primeiro! Nadia Malta  http://ocolodopai.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...