domingo, 29 de abril de 2018

Meditação/Nadia Malta/UMA BEM-AVENTURANÇA QUE PRECISAMOS ALCANÇAR!


UMA BEM-AVENTURANÇA QUE PRECISAMOS ALCANÇAR!
                                                                                               
Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência. Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar” Tiago 1.22-25.                                                                                         

O texto citado termina com uma bem-aventurança que precisamos alcançar urgentemente. A epístola geral de Tiago é considerada a mais prática das epístolas. Em alguns momentos seu conteúdo chega a ser chocante para alguns, que se acham mais espirituais. Ele traz uma teologia extremamente prática e aplicável ao cotidiano do povo de Deus. Aliás, a verdadeira teologia precisa ser aplicável, do contrário aqueles que a seguem são uma grande farsa. Teoria e prática precisam andar juntas! O Salmista diz: “Guardo no coração a tua palavra para não pecar contra ti”! (Sl.119.11).

Tenho pensado muito nas “conversões” insinceras. O emocionalismo provocado pelos apelos dramáticos para que as pessoas venham a Cristo tem produzido legiões de falsos crentes! Esses lotam as igrejas por certo tempo, mas logo são desmascarados pelos próprios pecados. Outro dia li uma frase que traduz bem essa questão, não lembro a autoria, mas dizia assim: “Arrependimento não é quando você chora, mas quando você muda de fato”! Pois é, o verdadeiro arrependimento traz uma profunda consciência de pecado! O autor de Provérbios diz sobre essa questão: Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia (Provérbios 28:13).

Conversão genuína é mudança de mente e de rota! Aqueles que têm um encontro real com o Cristo vivo nunca mais serão os mesmos, aconteça o que acontecer! O texto citado no inicio começa com uma ordenança e termina com uma promessa aos que a observarem. Tiago ordena aos seus leitores: “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.”. A religião pode mudar comportamento por algum tempo, mas só o encontro pessoal com o Cristo vivifica o espírito do homem morto em seus delitos e pecados. Esse homem nasce de novo da água e do espírito. As coisas velhas passam e tudo se faz novo! Essa pessoa se torna um praticante compulsivo da Santa Palavra de Deus. Não é impecável, mas o pecado passa a lhe acusar pesar! O desejo dessa pessoa é agradar aquele que o resgatou do Reino das trevas e o transportou para o Reino do Filho do seu amor!

Na seqüência Tiago diz: Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência”. O ouvinte negligente jamais se tornará um discípulo de fato. O ouvinte, ao contrário do discípulo, não pratica o que ouve. Seu coração é terra rasa e a semente ali lançada é queimada pelo sol, jamais frutificará. Aí voltamos ao inicio, repetir versículos decorados e lançados a esmo muitos fazem. No entanto, poucos são os que realmente se deixam ministrar pelo que foi ouvido. A Palavra, para muitas pessoas, fica apenas no nível do intelecto, mas não desce ao coração e por isso não gera vida! Tiago fecha sua linha de raciocínio a esse respeito e declara: “Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar”. A Palavra de Deus é chamada aqui de Lei Perfeita, Lei da Liberdade! Aquele que atenta para ela considerando e praticando o seu conteúdo será bem aventurado no que realizar! Busquemos alcançar essa bem-aventurança! Nadia Malta  http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...