terça-feira, 10 de abril de 2018

Meditação/Nadia Malta/BUSQUEMOS A UNIDADE DA FÉ!


BUSQUEMOS A UNIDADE DA FÉ!
                                                                                            
Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união! É como óleo precioso derramado sobre a cabeça, que desce pela barba, a barba de Arão, até a gola das suas vestes. É como o orvalho do Hermom quando desce sobre os montes de Sião. Ali o Senhor concede a bênção da vida para sempre”. Salmos 133:1-3.
                                                                                                

O salmo em apreço trata da excelência da união fraternal. A irmandade biológica pode adentrar à eternidade ou não, mas a irmandade da fé, esta, adentrará sim!  Essa unidade vem do alto. A unidade Horizontal depende da unidade vertical. Se não somos um com o Cristo, jamais seremos com os irmãos da fé! O rei salmista aqui usa ilustrações cheias de significado para falar dessa unidade da fé entre os fiéis. Ele primeiro compara essa unidade com o óleo derramado sobre a cabeça do sacerdote Arão que desce por sua barba e vai até a gola de suas vestes. Ele também compara essa unidade com o orvalho que desce do Hermon sobre os demais montes. Nunca essa unidade foi tão necessária. Um reino dividido não subsiste!

O apóstolo Paulo falando aos efésios traz mais luz a este assunto ao exortar: “Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos. Até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo” (Efésios 4:3-6, 13). O que tem acontecido em nosso tempo? Falta de visão de reino. Disputas, marcação de territórios e guetos, competições para ver quem é mais espiritual, isso tanto pessoalmente quanto denominacionalmente! Lutas doutrinárias e denominacionais absolutamente infrutíferas em relação ao que não é essencial.

Batalhemos pela fé que uma vez foi dada aos santos e deixemos de discutir e nos devorar uns aos outros por bobagens. Isso depõe contra o evangelho! Quanto prejuízo ao reino de Deus! Enquanto isso, na sala da injustiça o adversário tem alcançado larga vantagem sobre nós! Tempo de acordar de rever nossas posturas belicosas e voltar ao primeiro amor! O apóstolo Paulo no texto citado alerta para a necessidade de nos esforçarmos para conservar a unidade do Espírito no vínculo da paz! Quem é esse Vínculo? O próprio Cristo que a si mesmo se deu por nós! “O castigo que nos trouxe a paz estava sobre ele”!

A unidade que este salmo sugere depende de cada crente em particular. Só seremos igreja, Corpo vivo de Cristo sobre a terra se preservarmos essa unidade! É no Corpo que as Bênçãos do Senhor são ordenadas! Diz o salmista: “Ali o Senhor concede a bênção da vida para sempre”. Não podemos ser cristãos de maneira isolada! “Ovelha autônoma, isolada é sanduíche de lobo”, disse certo pensador! Na oração sacerdotal de Jesus ele roga ao Pai: “Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um: eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste. (João 17:22,23). O Cristianismo é relacional! E não existe isto de minha igreja e sua igreja, se somos cristãos de fato. O que existe de fato é: fazemos parte do mesmo Corpo! Essa unidade testifica que somos de Cristo! O amor e a unidade da fé são credenciais do que se operou em nós! Andemos em unidade com Cristo e com os irmãos! Nadia Malta  http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...