quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Meditação/Nadia Malta/QUE SEJAMOS REVESTIDOS DA NOVA VIDA!


QUE SEJAMOS REVESTIDOS DA NOVA VIDA!

Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade”. Efésios 4.22-24. 
                                                                                                  

O contexto todo deste capítulo fala à respeito da unidade da fé e da prática de uma vida de consagração ao Senhor, ou seja, uma vida oferecida a ele em santificação e honra. E mais especificamente neste contexto que vai do versículo 17 ao 24, o apóstolo Paulo chama a atenção para o contraste em ter uma vida separada para Deus e uma vida de dissoluções.  Nos versículos que se seguem até o final do capítulo ele é ainda mais preciso e assertivo ao dizer o que devemos e o que não devemos fazer! Vale ler e estudar todo o capítulo, assim como toda a epístola. Aliás, esta carta tem o propósito de apresentar a Igreja como Corpo vivo de Cristo sobre a terra e como tal precisa ser permanecer separada para ele. O estar separada aqui tem o sentido não de sair do mundo ou se enclausurar,  mas de tirar o mundo de dentro de nós e não nos deixar contaminar por ele.

O apóstolo Paulo faz aqui uma chamada enfática à santidade de vida, a um posicionamento seguro do lado em que estamos. Já naqueles dias a ação dos falsos mestres açoitava a igreja com sua investida maligna. Temos falado nesses dias sobre o rápido florescimento da emergente teologia liberalista e universalista. O espectro dessa teologia permissiva sob a suposta égide de que Deus é só amor e não castiga ninguém faz que muitos têm adentrem o rol de membros das igrejas locais, mas sem se despir da velha vida. Assim, muitas comunidades ditas cristãs têm se transformado em clubes humanistas estimulando seus membros a permanecerem como estão.

Quanto a isso, o apóstolo é incisivo no texto citado e diz: “Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos”.  Sim, que possamos nos despir do velho homem e suas velhas inclinações.  E só conseguiremos isso alimentando a natureza do novo ser que acaba de nascer. Por isso o apóstolo usa a figura ilustrativa do despir-se do velho e revestir-se do novo. Ele completa a exortação aconselhando seus leitores: “a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade”. Uma mudança desse porte passa pela renovação da mente pelo lavar regenerador do Espírito Santo.

Falando aos Romanos Paulo ordena: “Transformai-vos pela renovação da vossa mente”. A própria palavra de Deus vai imprimindo o novo padrão a ser seguido. Nos versículos que se seguem ele se torna prático em seu ensino.  Quem mentia, não minta mais. Quem furtava não furte mais. Se ficarmos irados, apazigüemos a nossa ira para não dar lugar ao diabo. Tenhamos um falar que transmita graça, não um falar injurioso. Livremos de toda maldade! Não entristeçamos o Espírito Santo no qual fomos selados para o dia da redenção! Sejamos benignos e compassivos uns para com os outros! Repartamos o pão! Perdoemos como Deus nos perdoou! Essa é a síntese da nova vida! Que o Senhor nos ajude a ser imitadores de Deus como filhos amados! Que verdadeiramente nos revistamos da nova vida para que Cristo seja visto através de nós! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...