segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Meditação/Nadia Malta/JESUS, A VERDADEIRA ALEGRIA!


JESUS, A VERDADEIRA ALEGRIA!

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus. Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. Tudo posso naquele que me fortalece”. Filipenses 4:6-8, 13.
                                                                                             

Esta epístola é chamada pelos estudiosos de Carta da Alegria. Aqui encontramos pelos menos onze expressões que remetem à alegria. Não a alegria circunstancial, porque nem tudo está bem do ponto de vista humano. O apóstolo que estava preso quando escreveu, manifesta a alegria soberana que é sobrenatural. Essa alegria aqui mencionada é desfrutada na presença de Deus, independente das circunstancias. Esta é também considerada uma das mais pessoais epístolas de Paulinas. Ele se dirige amorosamente àquela igreja como um pai na fé!

Temos falado nesses dias sobre o medo que tem nos assolado. Esse gigante infernal tem sido o pai de muitas patologias emocionais. No contexto citado o apóstolo faz uma recomendação veemente para que não andemos ansiosos de coisa alguma. Diz ele: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. Em relação a isso, Jesus adverte: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal" (Mateus 6:33,34). A ansiedade é filha do medo e irmã gêmea da depressão. Embora tenham espectros de ação diferentes são igualmente devastadoras. Há quem diga que ansiedade é o excesso de futuro e depressão o excesso de passado. Será que a explicação seria tão simplista assim? Creio que não, mas não é disso que gostaríamos de falar.

Voltemos ao texto citado no início. Ali o apóstolo adverte quanto a não andarmos ansiosos de coisa alguma. E não apenas Paulo, mas muitos outros falaram a esse respeito, inclusive o próprio Cristo. Paulo diz ainda que devemos apresentar os nossos pedidos ao Senhor com ações de graças. Ou seja, na certeza de que a resposta virá. Assim, a paz de Deus guardará as nossas mentes e corações em Cristo. Como alcançar essa bênção? Mudando o padrão de pensamento! Mais uma vez, como? Em resposta Paulo instrui: “Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas”. O que tem ocupado efetivamente o nosso pensamento? A libertação da nossa ansiedade passa por aí, antes que ela se transforme em patologia. Tentemos trocar o “Preocupar-se” pelo “Ocupar-se). “Mente vazia é oficina do diabo” e “mente extenuada é usina de demônios”!

Estamos todos em processo de cura e libertação. Fomos resgatados do reino das trevas e transportados para o Reino do Filho do amor de Deus, Jesus Cristo! Contudo, ainda há muito da velha natureza tentando se sobrepor à nova. Os padrões e paradigmas antigos precisam ser trocados. Em outro momento o apóstolo diz: Transformai-vos pela renovação da vossa mente”. Como? Pela Palavra de Deus. Isso é possível? Claro que sim, e o apóstolo fecha a questão dizendo: “Tudo posso naquele que me fortalece”! Precisamos olhar para esse versículo na perspectiva das nossas dificuldades! Tudo podemos suportar e vencer por meio do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo! Já nascemos de novo vocacionados para a Vitória. Aliás, o Senhor diz que somos “mais que vencedores por meio de Cristo”! Já lutamos em vitória, não pela vitória! Busquemos incessantemente a verdadeira alegria! E já rendamos graças pelas nossas vitórias! Jesus é a nossa alegria! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...