sábado, 10 de fevereiro de 2018

MeditaçãoNadia Malta/A BÊNÇÃO DO VERDADEIRO QUEBRANTAMENTO!


A BÊNÇÃO DO VERDADEIRO QUEBRANTAMENTO!

Mas o publicano ficou à distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: ‘Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador’. "Eu lhes digo que este homem, e não o outro, foi para casa justificado diante de Deus. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado". Lucas 18.13,14.
                                                                                                

Ao ouvir o relato dessa parábola de Jesus, tento me transportar para a cena e observá-la mais de perto. Aqui encontramos dois homens que entraram no templo para orar. Um era fariseu, um religioso oficial, podemos assim dizer. Alguém que era “técnico em Deus”. Esse diante do Senhor desfila seu rosário de práticas devocionais vazias e mecânicas, na tentativa de impressionar Deus. Inclusive fazendo comparação de si mesmo com os demais homens. Pois segundo ele próprio relata ia alem daquilo que era proposto pela religião vigente. O segundo era um publicano, considerado um “pecador oficial” dentro daquela cultura de meritocracias humanas. Odiado pelos seus patrícios, pois sendo judeu cobrava impostos para os romanos.

Enquanto o primeiro posto de pé orava de si para si mesmo ensoberbecido por suas práticas devocionais, o segundo lá atrás, nem ousava levantar a cabeça envergonhado de seus próprios pecados, batia no peito em sinal de profundo quebrantamento dizendo: “Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador”!  Com qual dos dois nos identificamos? Uma coisa que sempre me impressiona é a reação de Jesus diante dos religiosos empedernidos. Com seus corações jactanciosos, ensimesmados com seus egos inflados, eles se acham superiores aos demais homens. 

Eis o soberbo, a sua alma não é reta nele, mas o justo viverá pela fé” diz o Senhor por meio do profeta Habacuque. O autor de Provérbios alerta: “O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda”. O orgulho ou a vaidade pessoal é o pecado que derrubou até um querubim ungido, o que não fará conosco? É chamado de pecado dos pecados, pois desencadeia os demais pecados. Quanto ministério arruinado por causa da soberba! Muitos até confundem autoridade com gritos arrogantes. A autoridade está no nome acima de todo o nome, o excelso nome Santo do Senhor Jesus Cristo!

O Senhor por meio do profeta Isaías diz: “Mas o homem para quem olharei é este: O aflito e abatido de espírito e que teme da minha palavra”. Sim, o Senhor se agrada do quebrantado de espírito. Daquele que se curva diante da majestade dele. Outro servo de Deus fala sobre isso é Tiago o meio irmão de Jesus: “Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará” (Tiago 4:10). O apóstolo Pedro completa a advertência dizendo: “Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte” (1 Pedro 5:5, 6). Voltando ao relato da parábola de Jesus o texto encerra com Jesus afirmando: Que o publicano voltou para casa justificado diante de Deus, não o fariseu! O Senhor é especialista em restaurar corações quebrados diante dele! Que o Senhor nos ensine humildade diante dele e diante dos homens! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...