domingo, 4 de fevereiro de 2018

Meditação/Nadia Malta/COMO ASSIM, IMITADORES DE DEUS?

COMO ASSIM, IMITADORES DE DEUS?
                                                                                               
Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados, e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus”. Efésios 5:1,2.                                                                      

O apóstolo Paulo falando aos irmãos de Éfeso, mas ao mesmo a todos os leitores de todas as épocas, traz a mensagem desses versículos citados. Depois de uma dura exortação a um viver em santidade no capítulo anterior, ele traz a presente exortação para que sejamos imitadores de Deus como filhos amados. O filho precisa ter traços que característicos do pai. Isso tanto biológica quanto espiritualmente. Fomos feitos filhos de Deus através do sacrifício de Cristo que nos comprou para o Pai nos adotando na família de Deus. Passamos da condição de criaturas à de filhos e herdeiros!

A pergunta que emerge de nossa mente aqui é a que dá título a esta mensagem: Como assim, imitadores de Deus? E outra ainda: Como um ser humano imperfeito pode imitar o Deus que é a própria perfeição? Paulo resume essa resposta da maneira mais direta: Vivendo em amor à semelhança do que Cristo fez por nós. Ou seja, é olhando para Cristo que podemos imitar a Deus. Ele é o modelo a seguir. Ele é a imagem visível do Deus invisível que veio a terra na forma humana para ensinar aos homens a viverem de modo a agradar ao Senhor. O Jesus homem foi o primeiro homem criado da segunda criação que é espiritual. É chamado de segundo Adão! Pois o Jesus Deus, segunda pessoa da Trindade sempre existiu e sobre isso Paulo diz: “Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste” (Colossenses 1:15-17).

Voltando a questão inicial de como nos tornarmos imitadores de Deus como filhos amados. Ouçamos o que Diz outro servo de Deus sobre o assunto, ou trocando em miúdos aquilo que fora dito por meio do apóstolo Paulo. Desta vez chamamos a falar sobre a questão o apóstolo Pedro e ele nos instrui nos seguintes termos: “No passado vocês já gastaram tempo suficiente fazendo o que agrada aos pagãos. Naquele tempo vocês viviam em libertinagem, na sensualidade, nas bebedeiras, orgias e farras, e na idolatria repugnante. (1 Pedro 4:3). Ele continua advertindo: “O fim de todas as coisas está próximo. Portanto, sejam criteriosos e sóbrios; dediquem-se à oração”. (1 Pedro 4:7). “Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas. Se alguém fala, faça-o como quem transmite a palavra de Deus. Se alguém serve, faça-o com a força que Deus provê, de forma que em todas as coisas Deus seja glorificado mediante Jesus Cristo, a quem sejam a glória e o poder para todo o sempre. Amém (1 Pedro 4:10,11). O discurso pode até impressionar, mas é o exemplo que ensina!

Boas obras não salvam, mas são a credencial dos que foram alcançados pela graça salvadora. Nesta mesma epístola Paulo instrui a esse respeito: “Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos” (Efésios 2:10). E ainda no capítulo cinco Paulo diz: Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz, pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade; e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor. Não participem das obras infrutíferas das trevas; antes, exponham-nas à luz”. Efésios 5:8-11. Aqui somos instados a um novo andar. Não da forma que andávamos no trato passado, mas debaixo da potente Luz do Senhor que é o Cristo!  Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...