domingo, 11 de fevereiro de 2018

editação/Nadia Malta/CUIDADO COM A INSENSATEZ DOS JUGOS HUMANOS!


CUIDADO COM A INSENSATEZ DOS JUGOS HUMANOS!

 Ó gálatas insensatos! Quem os enfeitiçou? Não foi diante dos seus olhos que Jesus Cristo foi exposto como crucificado? Gostaria de saber apenas uma coisa: foi pela prática da lei que vocês receberam o Espírito, ou pela fé naquilo que ouviram? Será que vocês são tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, querem agora se aperfeiçoar pelo esforço próprio?”. Gálatas 3:1-3.                                                

Por que será que tão rapidamente damos ouvidos às práticas e doutrinas criadas e maquinalmente ensinadas por homens em detrimento de tudo que a Graça fez e faz por nós? Falta de sólida instrução na palavra de Deus? Tentativa de “comprar” a simpatia de Deus com obras ascéticas? As perguntas são muitas como no próprio texto citado no inicio. Sinceramente não consigo compreender. Fomos chamados à liberdade dos filhos de Deus, embora, essa liberdade não seja libertinagem ou permissão para dar lugar à carne! Precisamos entender que tudo que recebemos foi pela graça mediante a fé em Cristo Jesus. Fomos salvos pela graça mediante a fé em Cristo Jesus, não por obras da Lei. Se a lei salvasse, Jesus não precisaria ter vindo e morrido de maneira tão cruel. A salvação pela graça mediante a fé em Jesus nos capacita e habilita à obediência e às boas obras. A Lei é um tutor que nos leva a Cristo, mas não salva!

Os gálatas foram chamados pelo apóstolo Paulo, de insensatos pelo fato de tão rapidamente terem passado da graça para o esforço humano de observar tantos preceitos de homens, datas, dias, culto aos anjos e demais observações que alem de não salvar de nada servem para a edificação e o crescimento espiritual. Eles que mesmo tendo ouvido toda a exposição sobre Cristo Crucificado e diziam ter experimentado Espírito Santo, agora queriam se aperfeiçoar pelo esforço próprio. O que será que aconteceu com aqueles irmãos? Uma pergunta que vale também para os nossos dias.  Tantos têm andado pela mesma trilha dos irmãos insensatos das igrejas da Galácia! E haja modismos e invencionices para aprisionar os insensatos!

A falta de instrução pode ser a causa de muitas decaídas dessas, o que não era o caso daqueles irmãos do passado. Eles foram bem instruídos, mas se deixaram facilmente fascinar, encantar pelos ensinos mirabolantes dos falsos mestres daqueles dias. Aliás, os falsos mestres dos dias passados fizeram escola e essa escola tem atravessado os séculos e iludido multidões de insensatos que se deixaram tragicamente se subverter. Tenho acompanhado tantos casos! Outro dia, ouvi a noticia sobre uma irmã iracunda, que não perdoa ninguém e está sempre apontando os erros dos outros. Ela estava às voltas numa dessas práticas ascéticas. Ela teria que cantar trinta hinos todas as noites, para que determinada bênção pudesse descer! Instrução do seu líder! Resultado: Alem da tal bênção não descer ela ainda perdeu temporariamente a voz! Assim como essa pessoa muitas outras depois de serem instruídas nas Santas Escrituras novamente se deixam enredar e aprisionar.

Parece que o caráter de escravos nunca sai de alguns. Saíram da escravidão, mas a escravidão não sai deles. À semelhança do povo de Deus ao ser liberto da escravidão do Egito. O povo sentia saudades até dos alhos e das cebolas do cativeiro! Parece um absurdo, mas essa tendência ainda perdura até hoje. “Para a liberdade foi que Cristo nos libertou, não mais nos deixemos submeter a nenhum jugo de escravidão” ordena o apóstolo Paulo (Gálatas 5.1). Hora de pensar sobre este assunto tão oportuno. Não sejamos insensatos! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...