sábado, 3 de fevereiro de 2018

Meditação/Nadia Malta/ÀS VEZES A AGONIA CEGA O ENTENDIMENTO!

ÀS VEZES A AGONIA CEGA O ENTENDIMENTO!

Então o anjo do Senhor apareceu a Gideão e lhe disse: "O Senhor está com você, poderoso guerreiro. Ah, Senhor", Gideão respondeu, "se o Senhor está conosco, por que aconteceu tudo isso? Onde estão todas as suas maravilhas que os nossos pais nos contam quando dizem: ‘Não foi o Senhor que nos tirou do Egito? ’ Mas agora o Senhor nos abandonou e nos entregou nas mãos de Midiã. Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor”.  Juízes 6:12, 13; Efésios 5:17.
                                                                                               

Temos falado tanto nos últimos tempos sobre as agonias que temos passado! E repito, tanto pessoalmente quanto como povo de Deus sobre a terra. Os temores parecem se multiplicar por dentro e as lutas por fora nem se fala. Procuramos explicações e rotas de fuga, mas não encontramos nem uma coisa nem outra, pelo menos, não humanamente. A sensação é de desmoronamento, ou mais precisamente de implosão. Alguns mais “espirituais” tendem a criticar determinadas posturas ou a sinceridade de certos desabafos. E fazem isso até vivenciar a travessia inevitável e dolorosa dos estreitos desta vida.  Já vi isso acontecer tantas vezes! É fácil opinar e julgar a dor que não dói em nós!

Qual o refúgio? O Senhor e sua santa palavra! Só nele encontramos refrigério e folga internamente para percorrermos as nossas vias dolorosas! Glorifico ao Senhor por seus inúmeros instrumentos usados nessas horas, não apenas com palavras, mas especialmente com ouvidos solidários e disponíveis. É precisamente naqueles momentos dramáticos da vida que mergulhados em nossas agonias tendemos a perder a visão do entendimento. E quanto a isto, nenhum de nós está livre de experimentar tal sensação de desorientação.

 Ufa, não estamos sozinhos nesses vales! Contamos com uma nuvem enorme de testemunhas experientes nesses assuntos! São os servos de Deus do passado que passaram pelos estreitos antes de nós e hoje nos encorajam a percorrer tais trilhas perseverantemente. Li certa vez um livro que fala sobre isso, cujo título é: Correndo com os Gigantes. O autor, que agora não lembro o nome, foi muito feliz tanto na escolha do tema quanto na forma que o apresentou.  Ele ali trouxe a ideia de um estádio no qual estávamos todos participando de uma corrida cheia de obstáculos, fazendo uma analogia às lutas da vida enfrentadas pelos peregrinos na grande corrida da fé. E na arquibancada daquele estádio imaginário estavam todos os servos do passado que alcançaram a linha de chegada e agora encorajam os novos corredores!

Ouvir Gideão no texto citado nos traz encorajamento! A queixa daquele homem de Deus é tão semelhante a nossa! Tantas vezes nos sentimos como ele, sem compreender o que estamos vivendo! Gosto da sinceridade de Gideão, assim como a sinceridade dos salmistas em tantos momentos dramáticos. Quantos “midianitas” modernos têm se levantado para nos afrontar e tirar a nossa paz e o nosso sono! Eles vêm das mais diferentes maneiras. Tomam tantos formatos! E conseguem nos surpreender sempre. Logo na saudação do Anjo percebemos o cuidado de Deus: "O Senhor está com você, poderoso guerreiro”, em outra versão diz: “O Senhor é contigo, homem valente”! Será que Gideão era mesmo valente? Do ponto de vista humano, não. Mas Deus enxerga o potencial dado por ele. E nem imaginamos a dimensão desse potencia! E aquele homem precisava saber disso! Depois da queixa sobre onde estariam os feitos de Deus do passado, o Senhor o surpreende com a revelação: “O Senhor se voltou para ele e disse: "Com a força que você tem, vá libertar Israel das mãos de Midiã. Não sou eu quem o está enviando? "Eu estarei com você", respondeu o Senhor, "e você derrotará todos os midianitas como se fossem um só homem” (VS.14, 16). O Nosso Deus jamais perde o controle das situações ou nos desampara. A nossa oração contínua é que ele aquiete a nossa alma e nos conduza em triunfo em cada batalha a ser enfrentada. Que possamos conhecer a vontade do Senhor! E não percamos de vista a presença do Anjo a nos dizer: “O Senhor é contigo”! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...