sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Meditação/Nadia Malta/“UMA BOA RETIRADA PODE SER SINAL DE VALENTIA”!

“UMA BOA RETIRADA PODE SER SINAL DE VALENTIA”!

Como o soltar das águas é o início da contenda, assim, antes que sejas envolvido afasta-te da questão”. Provérbios 17.14.
                                                                                              

Vivemos tempos belicosos! A maioria tem os nervos à flor da pele! As pessoas estão sempre na defensiva, às vezes ficam à espreita de uma pequena centelha para acender um estopim carregado de material explosivo e a menor fagulha pode causar um incêndio de proporções avassaladoras. Outras vezes pequenas gotas d’água podem causar transbordamentos. O autor de provérbios aqui usa outra figura para ilustrar tal situação: O soltar das águas de uma represa. Ninguém é capaz de conter. Mas ao mesmo tempo ele aconselha a nos afastarmos de situações assim antes que sejamos irremediavelmente envolvidos. Minha mãe diria nessas horas: “Uma boa retirada é sinal de valentia”!

Atualmente é mil vezes melhor termos paz que razão, especialmente quando discutimos com idiotas que se acham donos da verdade. Calar-se aqui é tanto conveniente quanto prudente. É uma estratégia da verdadeira sabedoria. Passei a infância e adolescência ouvindo dos antigos: Não se meta em questões dos outros! Não dê palpite onde não foi chamado! Uma boa retirada é sinal de valentia! E ainda: Ouça mais, fale menos! Numa versão mais moderna, o popular: Fique na sua! Aprendi a lição e isto tem me tirado de muitas encrencas ou evitado que entre nelas!

Em tempos de visibilidade todos querem aparecer de um jeito ou de outro. Todos querem opinar sobre os mais diversos assuntos e muitas vezes esses falam sem conhecimento de causa. E o que é ainda pior: Tomar partido em questões alheias. Aliás, o partidarismo hoje é um capítulo à parte na longa lista dos “sem noção”. O autor de Provérbios manda que nos afastemos de questões que levem à contenda. Um bom conselho em tempos de ânimos exaltados.

Outro dia mencionei um fato que acontecera comigo há alguns anos atrás, mas sempre é bom trazer à memória, sobretudo, para instrução de outros. Certo dia vinha dirigindo em uma das avenidas que dão acesso ao meu bairro e um jovem entre 17 e 18 anos me deu uma trancada no trânsito. Não disse nem uma palavra, mas acenei com a cabeça negativamente, desaprovando tal ação daquele jovem, que não passava de um adolescente. Pois bem, o rapaz sacou uma pistola pra mim no trânsito. Reduzi a velocidade, como a avenida é muito movimentada ele teve que seguir, mas me esperou logo adiante. Parei onde estava e deixei que ele se fosse, fato que ainda demorou algum tempo. Veja só, um aceno de desaprovação para um jovem que podia ser meu filho ou neto. Aquele rapaz não deveria estar acostumado a ser contrariado e por pouco não tomei um tiro! Assim: Deixar pra lá! Tirar por menos! Afastar-se da questão pode nos salvar a vida! Que o Senhor continue derramando graça sobre nós. A terra é um covil de lobos vorazes. O Senhor nos aconselha: “Eu os estou enviando como ovelhas entre lobos. Portanto, sejam prudentes como as serpentes e simples como as pombas”. Sejamos prudentes! (Mateus 10:16). Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns linda mensagem 👏👏👏

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...