domingo, 7 de janeiro de 2018

Meditação/Nadia Malta/E QUANTO A NÓS, QUEM DIZEMOS SER O CRISTO?

E QUANTO A NÓS, QUEM DIZEMOS SER O CRISTO?

E vocês?”, perguntou ele. "Quem vocês dizem que eu sou?" Simão Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". Respondeu Jesus: "Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus.  E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la”.                                                   

O apóstolo Pedro recebendo a revelação de Deus e respondendo a pergunta de Jesus em lugar dos doze diz: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". Sem dúvidas este é um dos diálogos mais relevantes travados por Jesus com seus discípulos. Ao longo da história esse diálogo tem recebido tantas interpretações, no entanto, o Senhor deseja revelar-se aos seus discípulos mais chegados, como aquele que veio enviado da parte do Pai Celestial. O Messias, o Salvador.

A certeza dessa verdade faz toda a diferença. Muitos diziam tantas coisas acerca de Jesus! As opiniões eram tantas! Não muito diferente daquilo que ouvimos hoje e ao longo dos séculos. Pedro por revelação de Deus foi ao cerne da questão. E Jesus lhe diz: “E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la”. Aqui há um jogo de palavras ou duas maneiras de se referir a palavra pedra usadas no texto original segundo os estudiosos. A aplicação correta das duas grafias com seus significados específicos faz toda a diferença para a real compreensão do texto. 

As traduções não fazem jus a estas palavras. Segundo os estudiosos Jesus usa duas palavras aqui que são traduzidas indistintamente como pedra. Primeiro em relação a Pedro, a palavra seria “petroi ou petrus” que significa fragmento de pedra. Assim o Senhor diz a Pedro que ele é um fragmento de pedra. Na seqüência ele diz: se referindo a ele próprio, como Verdade revelada de Deus: Sobre esta Pedra, aqui “Petra” significando pedra grande, inteira e sobre ele edificaria a sua igreja e as portas do inferno não prevaleceriam contra ela. A igreja jamais poderia ser edificada sobre uma laca de pedra. A igreja está alicerçada sobre o fundamento da Verdade revelada por Deus através dos apóstolos e profetas, tendo Cristo como a Pedra Angular, que sustenta a construção. Falando aos efésios o apóstolo Paulo traz mais luz a essa verdade dizendo: “Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular, no qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor” (Efésios 2:19-21).

Assim, a edificação da igreja como organismo espiritual depende da revelação do Cristo como Pedra Angular, base sobre a qual a igreja foi edificada. Para fazer parte desse organismo vivo precisamos reconhecer, confessar e internalizar a verdade que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo! A igreja jamais poderia ser edificada sobre um fragmento de pedra, repito, antes todos nós somos de certa maneira fragmentos da Rocha Eterna que é o Cristo. Sobre ele sim a igreja está edificada e firmada eternamente. Somos meros tijolos dessa edificação espiritual. Não, não estamos falando aqui das edificações locais erroneamente chamadas de igreja, mas da Santa Assembléia na qual os santos de Deus estão arrolados. Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...