terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Meditação/Nadia Malta/ESPERANÇA SEMPRE!

ESPERANÇA SEMPRE!

Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança: Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade! Digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor; portanto, nele porei a minha esperança. O Senhor é bom para com aqueles cuja esperança está nele, para com aqueles que o buscam; é bom esperar tranqüilo pela salvação do Senhor”. Lamentações 3.21-26.
                                                                                              

As chamadas virtudes teologais são: Esperança, Fé e Amor (caridade). Terminamos o ano falando da fé e do amor. Gostaríamos de começar o novo ano falando de Esperança pela qual tenho uma especial predileção. E nada melhor que recorrermos ao profeta Jeremias em seu livro das lamentações para encontrarmos essa virtude de modo tão vivo. Na verdade, não consigo ver a Esperança como uma simples virtude, para mim ela é uma pessoa viva chamada Cristo. Como virtude a maior das três é o Amor! Contudo, Cristo encerra em si as três manifestações. Ele é a nossa Esperança, é o Amor encarnado e o Autor e Consumador da nossa fé. Assim tudo converge nele!

Voltando para o profeta Jeremias, no texto citado, ele nos traz palavras tão alentadoras, sobretudo no meio de uma realidade tão assoladora! Sim, precisamos trazer à memória o que nos pode de fato dar esperança. E ali somos instados a olhar para os atributos eternos e imutáveis do Cristo: Amor, misericórdia, fidelidade, bondade, benignidade. Só nele podemos esperar em meio às nossas assolações! Se nos distrairmos e tirarmos o olhar dele fatalmente sucumbiremos. A fé tende a baquear diante dos apelos da emoção. E como dissemos em outro momento, as horas de choro, gemido e frio de alma não acontecem por falta de fé, mas pela nossa humanidade frágil. Não somos apenas um espírito, mas temos uma alma e habitamos em um corpo pleno de vulnerabilidades. Humanamente é o que mais temos!

Assim, choremos e gemamos quando preciso for! Podemos sim, dizer: Tá doendo Papai, alivia! O chorar é terapêutico, rasguemos o nosso coração na presença bendita do nosso Pai Celestial. Busquemos a ele, Cristo, a bendita Esperança de Israel. Aquele que jamais nos desampara, mesmo naquelas horas de vales profundos onde a escuridão fria e fedida das adversidades nubla o nosso caminho, ousemos colocar os pés. Ele colocará o chão! E andaremos seguros e chegaremos ao Destino, quando chegar a nossa hora. Do contrário, ele nos trará de volta! Ele a nossa bendita Esperança não morre jamais!

O ano que findou foi exatamente igual aos demais, e não diferente do que começa. Cheio de desafios, vales e montanhas, oásis e desertos. Risos e prantos profusos. Perdas e ganhos. Chegadas e partidas! Contudo, há uma presença que jamais nos deixa sozinhos: Aquele que é tanto o Caminho, quanto o Guia e o Destino. Chegaremos lá. Pois quem fez a promessa é fiel e não pode negar-se a si mesmo: Jesus, o nosso amado Senhor e Salvador! Ele é a nossa bendita Esperança Viva que jamais confunde ou decepciona! Esperemos nele sempre! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...