segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Meditação/Nadia Malta/SENHOR, QUE OS NOSSOS OLHOS VEJAM!

SENHOR, QUE OS NOSSOS OLHOS VEJAM!

“Jesus, parando, chamou-os e perguntou-lhes: "O que vocês querem que eu lhes faça? "Responderam eles: "Senhor, queremos que se abram os nossos olhos". Mateus 20.32,33.
                                                                                              

Muito embora, os estudiosos digam que se trata do mesmo episódio relatado por Marcos e Lucas. Aqui nos parece ficar claro que a situação era outra. Aqueles evangelistas falam de um cego e apenas Mateus se refere a dois cegos. Uns chegam a dizer que os dois cegos mencionados por Mateus foram encontrados um à saída da velha Jericó e o outro à entrada da nova Jericó. Contudo, até mesmo pela forma de clamar percebemos serem situações distintas. O cego mencionado pelos outros evangelistas pede: “Senhor, que eu torne a ver”, ou seja, aqui se trata de uma cegueira adquirida, e aquele cego roga para recuperar o que perdera. Já o caso do relato de Mateus, eram dois cegos que nos parece padecer de uma cegueira de nascença.

Gostaria de partir deste princípio. Todos nós somos cegos de nascença até que a Luz do mundo se manifeste a nós! Contudo, há outro tipo de cegueira que gostaria de focar aqui: A cegueira em relação às coisas e propósitos de Deus para as situações que nos dizem respeito. Aqui também somos cegos de nascença, até que a Luz se manifeste a nós! Temos falado sobre isto nesses dias. Ainda estou digerindo alguns desses propósitos, mas confesso que ainda não consegui enxergar. Precisamos que o Senhor nos “passe a visão” ou nos dê paz! Como diz o salmista no salmo 119.18: “Desvenda os meus olhos para que eu possa contemplar as maravilhas da tua Lei”. Quantas coisas têm turvado a nossa visão!

Dentre as coisas que têm impedido que vejamos está a nossa emoção, que em todo tempo tenta sabotar a nossa fé. O desafio é seguir aqui após Jesus e clamar a plenos pulmões à semelhança daqueles cegos: “Senhor, que os nossos olhos possam ver”! O apóstolo Paulo falando aos Romanos diz que a vontade de Deus para nós é boa, agradável e perfeita e para que a possamos experimentar é necessário sermos transformados pela renovação da nossa mente. Numa dessas situações que nos deixam sem chão, lá no passado, o profeta Eliseu pediu ao Senhor que os lhos do seu servo fossem abertos e o Senhor respondeu a oração. Os olhos do moço foram abertos e ele olhou para a campina e viu carros e cavalos de fogo numa quantidade infinitamente superior aos inimigos que vinham em sua direção.

A Palavra de Deus “é lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho”, diz o salmista. Busquemos em Deus entendimento para seus propósitos e sua vontade para as nossas vidas assim como para as vidas daqueles que nos são caros. Por mais que romantizemos a jornada da fé, não é fácil percorrer essa estrada tão acidentada e cheia de curvas! Tudo que temos a fazer para completar a carreira e guardar essa certeza dos agires de Deus nas situações que nos envolvem é olhar firmemente para ele, Jesus, Autor e Consumador da nossa fé! Sigamos, pois nessa bendita confiança. Que os nossos olhos vejam! E ainda que não vejamos, que os nossos corações possam se aquietar nele!  Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...