sábado, 13 de janeiro de 2018

Meditação/Nadia Malta/NECESSIDADE TEM PRESSA!

NECESSIDADE TEM PRESSA!

Quanto lhe for possível, não deixe de fazer o bem a quem dele precisa, Não diga ao seu próximo: "Volte amanhã, e eu lhe darei algo", se pode ajudá-lo hoje”. Provérbios 3.27,28.
                                                                                               

Tenho me deparado com muitas situações que doem a alma, especialmente, pessoas em momentos de extrema carência e vulnerabilidade. Seja por doenças graves, dificuldade financeira ou abandono de entes queridos! Quantas mães doentes têm sofrido as ausências de filhos ingratos. Esses lá fora são “bênçãos” para atrair o aplauso dos homens, fazem o marketing espiritual e passam por cristãos piedosos. Isto nos faz lembrar a prática dos fariseus do passado mencionada por Jesus no evangelho segundo Marcos: “Pois Moisés disse: ‘Honra teu pai e tua mãe’, e ‘quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe terá que ser executado’. Mas vocês afirmam que se alguém disser a seu pai ou a sua mãe: ‘Qualquer ajuda que vocês poderiam receber de mim é Corbã’, isto é, uma oferta dedicada a Deus, vocês o desobrigam de qualquer dever para com seu pai ou sua mãe” (Marcos 7.10-12). Quebravam um mandamento, substituindo-o por uma tradição inventada por eles para o auto beneficiamento.

Aqueles religiosos para não cumprir sua obrigação de cuidar dos pais idosos, inventaram a tradição do “Corbã”, ou seja, eles diziam que aquilo que deveria ser dado aos pais, como ajuda efetiva e sustento mesmo estava sendo ofertado ao Senhor, faziam isto para que eles próprios se beneficiassem da tal dádiva. Parece que essa tradição vem sendo perpetuada ao longo dos séculos. Isto numa sociedade que não tinha nenhum sistema previdenciário era desumano. Quantos filhos ausentes e alheios ao sofrimento dos seus pais idosos! A caridade para ser boa começa em casa, diz o velho adágio! A fatura deles chegará!

O autor de Provérbios traz um alerta neste sentido. Necessidade tem pressa! Não devemos postergar o sofrimento de uma pessoa necessitada, pois, alem de desumano é uma humilhação sem precedentes. Hoje li uma afirmação do Rev. Hernandes Dias Lopes que dizia mais ou menos assim: “A generosidade é a mãe da prosperidade e a avareza, a mãe da pobreza”! Podemos dizer isto de outro modo: O dar do ponto de vista de Deus é o meio de se adquirir riquezas. E quando falamos em riquezas nos referimos aos verdadeiros tesouros que traça não rói, ferrugem não destrói nem ladrões roubam. O autor de Provérbios traz a mesma idéia em outro momento: “A alma generosa prosperará e aquele que atende também será atendido" (Provérbios 11:25).

Assim tenhamos cuidado para não prolongar o sofrimento de quem está necessitado agora! Nunca sabemos o que nos sucederá amanhã, hoje acudimos e amanhã podemos precisar de socorro. E do mesmo modo como agimos agirão conosco! Quanto a isto o autor de Provérbios adverte aqui: "Volte amanhã, e eu lhe darei algo", se pode ajudá-lo hoje”. Socorramos! Estendamos as mãos! Ouçamos! Repartamos! Façamos isto já, não depois! O tempo da necessidade é o agora! Sejamos sensíveis a dor que não dói em nós! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...