sexta-feira, 3 de março de 2017

Meditação/Nadia Malta/GANHAR O MUNDO E PERDER-SE NÃO COMPENSA MESMO!

GANHAR O MUNDO E PERDER-SE NÃO COMPENSA MESMO!

Então ele chamou a multidão e os discípulos e disse: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa e pelo evangelho, a salvará. Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?”. Marcos 8.34-36.

                                                                                            


Diferentemente dos caminhos oferecidos pelo mundo, todos de aparente coerência, o Caminho Santo é o Caminho dos grandes contrastes. Aqui, perdemos para poder ganhar. Morremos para viver eternamente. Não largamos a nossa cruz para poder seguir o Cristo, antes a tomamos e negamos a nós mesmos para, então, o seguir.  É o Caminho apertado que conduz a uma Porta estreita, que ao final dá para um lugar espaçoso de alegria sem fim! Depois de atravessada, essa Porta bendita nos levará a um lugar de descanso e refrigério eternos. Por mais notoriedade que alcancemos neste mundo, o máximo que teremos é um funeral pomposo, nada mais.

À semelhança de Pedro, muitos só cogitam das coisas dos homens e não das coisas de Deus! Mesmo aqueles que andaram com o Cristo nos dias de sua carne tinham dificuldades de compreender os propósitos de Deus para a salvação. Pedro mesmo depois de haver confessado que Jesus era o Cristo, não aceitou o fato de ser necessário ele morrer e ressuscitar. Jesus o repreende duramente dizendo: “Para trás de mim, Satanás! Você não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens". Pedro estava apenas repetindo o pensamento do príncipe deste mundo. Por que julgamos tão duramente a Pedro, se fazemos o mesmo? Como é difícil para seres humanos limitados compreender a profundidade das coisas de Deus!

O humanismo sempre consegue arranjar uma desculpa para a questão do pecado, aliás, nem o chama de pecado. Só Deus conhece e compreende o problema do pecado e a solução definitiva para a sua ação devastadora. A única e eficaz solução é a morte substitutiva do Cristo em nosso lugar. O justo pelos pecadores. O Cordeiro sem defeito e sem mácula, oferecido como propiciação pelos nossos pecados.  Contudo, como compreender isto com a natureza meramente humana? O homem natural não consegue compreender as coisas do Espírito de Deus.


Queremos de todas as maneiras fugir do sofrimento. Tentamos de todas as formas nos livrar da cruz pesada que nos dificulta os passos, quando muito, queremos colocar nela, rolimãs para que ela se torne transportável e sem dor. Paulo parece que teve um discernimento dessas coisas mais coerente com as realidades espirituais. Disse ele: “Para mim, o viver é Cristo e o morrer é lucro!”. Pedro manifestou a sua opinião acerca da morte do Cristo, chegando a reprová-lo publicamente, mas cremos que os demais discípulos, embora, calados, pensassem do mesmo modo. Jesus termina o contexto citado com uma pergunta retórica: “Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?”. Muitas vezes o meu coração tem doído em silêncio por ver o afã de muitos, ditos servos de Deus, pelas conquistas meramente humanas, sobretudo, em tempos que se avizinham da Segunda Vinda! O vazio de Deus em uma vida ocupada demais com as coisas do mundo, pode ser devastador! As conquistas humanas, de títulos, bens e recursos só têm sentido se usadas na causa do Reino. Ainda há tempo de negar-se e encher-se do Cristo! Voltemos ao Senhor antes que seja tarde demais! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...