sábado, 11 de março de 2017

Meditação/Nadia Malta/TEMPO DE ALVEJAR AS VESTES!

TEMPO DE ALVEJAR AS VESTES!

 “Conheço as suas obras; você tem fama de estar vivo, mas está morto. Esteja atento! Fortaleça o que resta e que estava para morrer, pois não achei suas obras perfeitas aos olhos do meu Deus. Lembre-se, portanto, do que você recebeu e ouviu; obedeça e arrependa-se. Mas se você não estiver atento, virei como um ladrão e você não saberá a que hora virei contra você”. Apocalipse 3:1-3.

                                                                                             


Tenho lido o Livro da Revelação nesses dias, especialmente as Cartas enviadas pelo Senhor às sete Igrejas da Ásia Menor. Elas tanto eram igrejas locais, literais, quanto eram igrejas-tipo. Figuras representativas da igreja Cristã ao longo da história. Essa interpretação, absolutamente plausível, faz um frio correr pela minha espinha, deixa um nó na minha garganta e um sentimento de sobressalto! Até porque, muitos estudiosos têm associado esta igreja de Sardes à Igreja da Reforma. Ela havia recebido muito de Deus, mas negligenciou e de certa maneira se ensoberbeceu pelos muitos saberes!

Aqui ela é chamada a se arrepender e a obedecer. Apesar de ter nome de quem vive, é considerada uma igreja morta. Precisa branquear suas vestes. Suas obras não têm sido achadas íntegras diante do Senhor. “Conta-se que certo pastor por constatar o estado de apatia espiritual da igreja convidou seus membros para o sepultamento daquela igreja no domingo seguinte. Até os faltosos compareceram naquele dia. O clima era fúnebre, todos muitos tristes e na frente do altar um caixão aberto. No final da cerimônia o pastor pediu que os membros fizessem uma fila para se despedir do defunto. E cada membro ao olhar para dentro do caixão via sua própria imagem refletida num espelho colocado no fundo do caixão". Dura encenação!

Vale refletir! A morte de uma igreja pode acontecer lentamente, passando quase despercebido. Embora haja uma aparência que tudo está bem: obras, eventos e barulho, mas Deus vê e julga os corações. O Senhor é o Deus perscrutador! Nada fica oculto diante dele. As igrejas têm se afadigado com tantos eventos, tanto ativismo. Os padrões do mundo têm que sair de nosso meio urgente. Tudo que havia sido condenado em Tiatira estava sendo visto em Sardes – o espírito de idolatria, mercantilismo e o sincretismo. Havia muitos elementos dos cultos pagãos em Sardes. Basta olhar à nossa volta para comprovar essa triste realidade no evangelicalismo contemporâneo! O autor de Eclesiastes recomenda: “Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça”.

Tempo de despertar, acordar, voltar à vigilância! O Senhor faz uma advertência severa àquela igreja: “Mas se você não estiver atento, virei como um ladrão e você não saberá a que hora virei contra você”. Sardes quer dizer o que restou, o remanescente. E Jesus diz que ainda há algumas pessoas fiéis, que não se deixaram levar e contaminar pelo sistema: “No entanto, você tem aí em Sardes uns poucos que não contaminaram as suas vestes. Eles andarão comigo, vestidos de branco, pois são dignos”.  Em todas as épocas houve sempre um remanescente fiel. O Senhor fala aos poucos em Sardes que não contaminaram as suas vestes. Há uma promessa gloriosa para esses: “O vencedor será igualmente vestido de branco. Jamais apagarei o seu nome do livro da vida, mas o reconhecerei diante do meu Pai e dos seus anjos”. Tempo de alvejar as vestes e voltar ao Senhor! Reflitamos sobre isto! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...