quinta-feira, 30 de março de 2017

Meditação/Nadia Malta/FAZ-NOS TRANSBORDAR DE TI, Ó SENHOR!

FAZ-NOS TRANSBORDAR DE TI, Ó SENHOR!

Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito, falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor, dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo”. Efésios 5.18-20.

                                                                                       
           

A epístola do apóstolo Paulo aos efésios apresenta a igreja como Corpo vivo de Cristo sobre a terra! Um grande privilégio e uma grande responsabilidade! Aqui, o apóstolo traz as diretrizes de como esse Corpo, que também é chamado de Noiva de Cristo, deve se portar diante de Deus e dos homens. Como um chefe de cerimonial de casamento exigente, Paulo traz as regras a serem seguidas. Quando paramos para pensar numa cerimônia de casamento há tantas coisas a serem observadas, tantos detalhes, para que tudo corra segundo o esperado! O que nos faz achar que em relação ao nosso casamento com o Cristo, as coisas podem ser negligenciadas?

Esse corpo vivo, precisa abdicar das obras da carne que tenazmente o assediam e se encher do Espírito Santo. O apóstolo aqui menciona o vinho como um revelador da carnalidade humana. Os que se embriagam deixam vir à tona suas inclinações mais sórdidas. Muitos atribuem ao vinho suas ações sob seus efeitos, mas na verdade, o vinho só faz revelar o que já havia no coração. Ele traz à lume aquelas inclinações mais ocultas. O autor de provérbios adverte sabiamente: “O vinho é zombador e a bebida fermentada provoca brigas; não é sábio deixar-se dominar por eles”.

Por isso a preocupação apostólica de que o chamado Corpo de Cristo não ande cambaleante, embriagado com o vinho! Paulo não fica apenas na proibição da embriagues, mas mostra a solução para um andar em novidade de vida com a desenvoltura e o equilíbrio que esse corpo deve ter. Diz o apóstolo: “mas deixem-se encher pelo Espírito,”. É o controle do Espírito Santo em nós que faz a diferença! O Senhor deseja nos reprogramar! Na epístola aos Romanos ele traz mais luz a questão orientando: “Transformai-vos pela renovação da vossa mente!”. É a mudança do padrão interno que mudará o aspecto exterior. A simples religiosidade de fachada pode mudar o comportamento por algum tempo, mas é o Santo Espírito que muda a essência do homem! Paulo segue instruindo essa noiva bendita a como mudar esse padrão de pensamento! Diz ele: “falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor”.

Na sua epístola aos filipenses, encontramos outra pérola do ensino paulino à  respeito do que estamos falando hoje: “Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas”. A pergunta é: O que tem efetivamente ocupado os nossos pensamentos? Com o que os temos alimentado? O que temos visto? Cristãos nominais com características dos dois reinos. São resmungões, obstinados, parece que nada os satisfaz! Paulo continua incansavelmente instruindo. O que eles devem fazer depois de mudar o padrão de pensamento? Devem seguir: “dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo”. Só um Corpo vivo e cheio de Deus pode fazer a diferença neste mundo tão árido! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...