quarta-feira, 29 de março de 2017

Meditação/Nadia Malta/UMA DUPLA E TANTO DE FERRAMENTAS!

UMA DUPLA E TANTO DE FERRAMENTAS!

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. 2 Coríntios 5.17.

                                                                                             


Temos pensado muito nos últimos tempos sobre as dores que carregamos mesmo depois de alcançados pela graça salvadora de Deus. E nesse processo de libertação e cura duas palavras têm encontrado um lugar especial em nosso coração. Embora, elas sejam importadas de outras áreas do conhecimento, creio que elas têm muito a nos ensinar nessa nossa busca por uma ajuda do Alto. As palavras são: Ressignificação e Resiliência. Acho que ambas podem ser perfeitamente aplicadas às nossas lutas diárias para superar as dificuldades que nos tomam de assalto. Enquanto a primeira nos leva a dar outro significado as nossas dores, a segunda nos ajuda a suportar as altas temperaturas das aflições sem que percamos a essência.

Creio que nada em nossa vida como cristãos aconteceu ou acontece de maneira aleatória. Tudo mesmo é ressignificado para nós pelo próprio Senhor. O apóstolo Paulo reforça essa ideia ao afirmar em sua epístola aos romanos que: Todas as coisas cooperam para o bem dos que amam a Deus e são chamados segundo o seu propósito”. E ele explica esse propósito ao completar sua afirmação no versículo seguinte dizendo: “Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos”. Assim tudo obedece à estranha, mas infalível pedagogia de Deus para que seu propósito maior se cumpra: Conformar-nos à imagem de Cristo! E nesse intento Ele usará as mais diferentes e eficazes ferramentas.

O apóstolo Paulo foi um campeão tanto de ressignificação quanto de resiliência. Ele perdera tudo por amor a Cristo e ao evangelho, mas soube ressignificar aquela perda ao afirmar em sua carta aos Filipenses: Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo!”. A resiliência é uma palavra importada da física que significa a capacidade de certos materiais de resistirem às altas temperaturas. Quando aplicado a nós, é a capacidade humana de superar as adversidades ou de suportar as altas temperaturas das aflições, transformando os momentos difíceis em oportunidades para aprendizado, crescimento e transformação. Somos transformados para transformar!

Paulo, assim como os demais discípulos de Jesus do passado souberam olhar suas dores pelo prisma do próprio Cristo. Eles sabiam que a “nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação!”. Podemos entender esse verbo ressignificar também, como o retirar a capacidade de algo nos afetar! Aquilo que nos afeta, acaba nos dominando, nos aprisionando. Vivemos em um tempo que precisamos recorrer a essas duas ferramentas que formam uma dupla e tanto no meio das nossas lutas. Já fomos habilitados com elas, mas tem faltado uso. Aqui é oportuno citar uma afirmação do filósofo Jean Paul Sartre: “Não importa o que fizeram com você. O que importa é o que você faz com aquilo que fizeram com você”. Levantemos as nossas cabeças, deixemos o vitimismo de lado, arregacemos as nossas mangas, pois a nossa redenção se aproxima! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...