sábado, 25 de março de 2017

Meditação/Nadia Malta/A IRA SEM CONTROLE PODE TRAZER DESTRUIÇÃO!

A IRA SEM CONTROLE PODE TRAZER DESTRUIÇÃO!

                                                                                            

A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira. Quando vocês ficarem irados, não pequem. Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha, e não deem lugar ao diabo”. Provérbios 15.1; Efésios 4.26, 27.

                                                                                             


Há aqui várias perguntas: Qual a medida da nossa ira? Em que situações podemos nos irar de maneira lícita? O que significa dar lugar ao diabo? Esta meditação nos parece oportuna, visto que com frequência nos iramos em face às injustiças, corrupções e jugos opressores à nossa volta. Contudo, há explosões de ira ou de fúria, que é a sua forma mais exacerbada, por tudo e por nada! As pessoas andam tão à flor da pele que pequenas gotas d’água esborram copos provocando grandes enchentes! E enchentes são perigosas! Elas arrancam casas, trazem à tona velhos destroços, desarraigam grandes árvores e objetos, arrastam pessoas e as matam ou as machucam irremediavelmente! Conheço tantas vidas de filhos, pais e cônjuges devastadas pelas grandes inundações das iras que estavam represadas!

Confesso que tenho medo das iras aparentemente sem razão! Parecem vir como a ruptura de represas que se racharam pelo acúmulo das águas! O efeito dessa fúria pode ser devastador e irremediável. A ira como as águas precisam de escoadouros! O diálogo e o perdão são esses escoadouros. Prefiro as pequenas doses homeopáticas de ira lícita que se escoam rapidamente sem que haja tempo de serem sedimentadas no fundo das almas criando raízes malignas de amargura. Creio que é aí que o adversário terá uma isca perfeita para aprisionar as vidas. E era disso que o apóstolo estava falando ao se referir a não “darmos lugar ao diabo”!

É praticamente impossível não se irar em certa medida ou na medida certa, no mundo em que vivemos. Tudo é muito orquestrado para nos atingir e mexer com a nossa sanidade mental! Só os que têm sangue de barata ou estão demenciados não se deixam atingir. Contudo, tenho me preocupado com certas iras à minha volta! A “palavra branda sempre desvia o furor da ira”! Como diz tão sabiamente o autor de Provérbios. Completa o apóstolo Paulo dizendo: “Quando vocês ficarem irados, não pequem. Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha, e não deem lugar ao diabo”.

Em se administrar a ira está o segredo de não pecar em decorrência dela, não dando lugar ao diabo, que vive numa ciranda contínua ao nosso derredor buscando alguém a quem ele possa tragar. Ele é um oportunista maligno que não deixa passar nenhuma oportunidade, não nos iludamos. Vigilância e oração são sempre oportunas! Não facilitemos o seu trabalho! O autor de provérbios ainda nos traz outra instrução preciosa em relação ao assunto: “Como a cidade derrubada, sem muro, assim é o homem que não pode conter o seu espírito”. Meditemos à respeito de uma cidade sem suas defesas! Certamente está sujeita a toda espécie de ataques. E quando a cidade somos nós e a nossa família à qual pomos em risco por causa das nossas iras desmedidas? O domínio próprio como um dos aspectos do Fruto do Espírito é o nosso muro de proteção! Que tal fazermos uma boa vistoria nesse nosso muro, tapando-lhes as brechas com a argamassa da prudência? Que tal acrescentar a esse muro os mais sofisticados equipamentos de segurança através das Câmeras da Oração e da Vigilância? Ira desmedida é pecado fere o coração de Deus e dá lugar ao diabo de agir com direito legal em nossas vidas e das nossas famílias. Confessemos ao Senhor, lhe peçamos perdão e forças para abandonar tal pecado! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...