sexta-feira, 1 de abril de 2016

Meditação/Nadia Malta/UMA VOLTA TRÁGICA AO VELHO ESTADO!

UMA VOLTA TRÁGICA AO VELHO ESTADO!

Se, tendo escapado das contaminações do mundo por meio do conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, encontram-se novamente nelas enredados e por elas dominados, estão em pior estado do que no princípio. Teria sido melhor que não tivessem conhecido o caminho da justiça, do que, depois de o terem conhecido, voltarem às costas para o santo mandamento que lhes foi transmitido. Confirma-se neles que é verdadeiro o provérbio: "O cão voltou ao seu vômito" e ainda: "A porca lavada voltou a revolver-se na lama". 2 Pedro 2.20-22.

                                                                                            


Conhecer teoricamente as verdades eternas sem se revestir delas pode ter um resultado trágico. Pedro não está aqui falando de uma perda da salvação. Os verdadeiramente regenerados não se degeneram, pois nascem do Espírito. Contudo, há os que por inúmeras razões “tomam uma decisão pessoal” por Cristo! São tantas a situações nas quais pessoas movidas por puro emocionalismo entregam suas vidas ao Cristo atendendo a apelos persuasivos de pregadores. Contudo, nem todas são alcançadas pelo lavar regenerador do Espírito Santo. Religião muda comportamento por algum tempo. Jesus muda a vida para sempre!

Essas pessoas num esforço humano escaparam das contaminações do mundo. Conheceram por um vislumbre da glória de Deus, a Jesus como Salvador e o receberam superficialmente. São confissões da boca pra fora. Até chegaram a ser batizadas e fizeram profissão pública de fé. Contudo, voltaram a se deixar enredar pelas contaminações do mundo. Saíram do mundo, mas o mundo não saiu delas. Aí é quando ouvimos de alguns: “Eu já fui crente!”. Na verdade, crente até os demônios são. Eles creem e tremem diante do Senhor e sua palavra, mas não obedecem nem são transformados.  Essas pessoas que fazem a afirmação citada jamais se tornaram novas criaturas. Arrependimento sincero faz mudar a rota da vida!

O apóstolo Pedro continua seu arrazoado sobre o assunto dizendo que tais pessoas mesmo depois de tomarem conhecimento do santo mandamento voltam-lhe as costas. Isto sim é trágico. O estado dessas pessoas, depois de rejeitarem aquilo que é santo, puro e bom, torna-se pior que o primeiro. Pedro vai ainda mais longe trazendo  ilustração mais contundente. Essas pessoas se assemelham ao “cão que voltou ao seu vômito" e ainda: "A porca lavada que voltou a revolver-se na lama". Coisa mais triste!

Aqui não se trata de pecados cometidos depois da regeneração. Qualquer um de nós está sujeito a tropeçar e até mesmo a cair, mas logo essas pessoas são visitadas pela a ação de convencimento do Espírito Santo da justiça, do juízo e do pecado. Logo experimentarão um quebrantamento genuíno e serão restauradas à comunhão. O grupo citado por Pedro não se arrepende. Para esse a culpa é sempre do outro. E se torna cínico, crítico, autossuficiente. Nada se compara a um coração quebrantado diante do Senhor. Os que assim se achegam a Ele saem restaurados. Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...