sexta-feira, 15 de abril de 2016

Meditação/Nadia Malta/JESUS SE ESVAZIOU ASSUMINDO A FORMA DE SERVO!

JESUS SE ESVAZIOU ASSUMINDO A FORMA DE SERVO!

Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai”.  Filipenses 2.9-11.

                                                                                            


O contexto todo no qual o texto citado está inserido começa no versículo cinco e traz a imagem do esvaziamento de Cristo de sua condição divina para assumir a forma de servo e servo sofredor. Em seu ministério terreno, o Senhor não se prevaleceu do fato de ser Deus para com isto tirar quaisquer vantagens. Ao contrário do primeiro Adão que queria ser como Deus, Jesus se esvaziou de sua real condição para se tornar um homem semelhante a nós, mas sem pecado.

Paulo descreve com maestria essa postura do Mestre em sua condição humana. Jesus fez o caminho oposto da maioria absoluta dos homens, que é o desejo de exaltação. Encontramos em várias escrituras a exortação para nos humilharmos. Deus abomina a soberba! Os humilhados serão exaltados. Na verdade na grande escola do Senhor os ensinos são ministrados nos confrontando com as posturas antagônicas. Quando o Senhor entende de nos ensinar humildade Ele nos coloca na escola da humilhação. Cristo é o nosso único paradigma e se ele deu o exemplo de humildade porque então, tanta vaidade em nosso meio. E não falo de exterioridade!

Tiago, o irmão do Senhor ordena: “Humilhai-vos ante a poderosa mão do Senhor para que Ele em tempo oportuno vos exalte”. O autor de Provérbios diz: “O orgulho do homem o humilha, mas o de espírito humilde obtém honra” e ainda “a soberba precede a ruína e altivez de espírito a queda!”. Percebemos sempre a antítese nos ensinos bíblicos. O próprio Jesus foi humilhado, não para que aprendesse humildade, mas para que nos ensinasse o caminho bíblico para tal.


O texto nos mostra que Jesus foi exaltado a mais alta posição. Ele tem um nome que está acima de todo nome para que diante dele todo o joelho se dobre no céu, na terá e debaixo da terra. Jesus é o Senhor para a glória de Deus Pai. Seguindo ainda a trilha da antítese quando o Senhor entende de nos ensinar o exercício da autoridade, Ele nos coloca sob jugo. É exercitando obediência às autoridades constituídas sobre nós que somos treinados a exercer autoridade. Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...