terça-feira, 26 de abril de 2016

Meditação/Nadia Malta/O MAIOR SERÁ O MENOR!

O MAIOR SERÁ O MENOR!

Então, se chegou a ele a mulher de Zebedeu, com seus filhos, e, adorando-o, pediu-lhe um favor. Perguntou-lhe ele: Que queres? Ela respondeu: Manda que, no teu reino, estes meus dois filhos se assentem, um à tua direita, e o outro à tua esquerda. Mas Jesus respondeu: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu estou para beber? Responderam-lhe: Podemos”. Mateus 20.20-22.

                                                                                           


O desejo pelo poderio humano é antigo. Na verdade remonta há tempos ancestrais. Não era diferente no meio do colegiado apostólico. Havia sim um desejo de proeminência. Coitados, eles não haviam entendido nada. Aqui encontramos uma das primeiras referencias à prática tão comum em nossos dias do nepotismo. A mãe de Tiago e João era irmã de Maria mãe de Jesus, portanto sua tia. Parecia ser um pedido razoável nos trâmites dos reinos humanos e políticos.

Jesus reage de um modo inesperado. Responde com uma pergunta retórica. Aliás, esta é uma forma bem usual de dar suas respostas: fazendo o interlocutor parar para pensar. Pergunta ele: “Podeis vós beber o cálice que eu estou para beber?”. Eles respondem afirmativa e apressadamente. O cálice era a amarga cruz. Nenhum deles estava preparado ainda para tal. O desejo ambicioso não é compatível com a fé cristã genuína. No Reino de Deus a única proeminência é do Cristo.  Precisamos aprender com a humildade de João batista quando ele diz: “É necessário que Ele cresça e que eu diminua!”. Os homens buscam transportar para o Reino de Deus conceitos e atitudes extraídas do mundo.

Vivemos em um tempo de celebridades eclesiásticas que perderam de vista as ordens de Jesus de tomar a sua cruz e segui-lo. Ele diz que aquele que quiser preservar a sua vida perdê-la-á. Ele arremata seu ensino aqui dizendo: “Sabeis que os governadores dos povos os dominam e que os maiorais exercem autoridade sobre eles. Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo; tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.

Olhando para a humildade de Jesus em esvaziar-se de toda glória e tabernacular nesta terra experimentando a nossa humanidade com todas as dores e tentações, mas sem pecado. Olhando até mesmo para o que se operou em seus discípulos do passado especialmente os mais chegados, ficamos perplexos com a situação atual da igreja na terra em nossos dias. Não é de se admirar a absoluta falta de poder. Autoridade vem da obediência. Humildade experimenta-se por meio da humilhação. Pensemos sobre isto! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/



Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...