sexta-feira, 22 de abril de 2016

Meditação/Nadia Malta/ELA É COMPARADA À FINAS JOIAS!

ELA É COMPARADA À FINAS JOIAS!

A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada”. Provérbios 31.30.

                                                                                         
                                                                                       

Nesses dias as redes sociais e demais mídias têm saturado com publicações múltiplas sobre uma frase dita à respeito da esposa de um político. Não tem quem aguente mais ouvir falar no assunto. Uns a favor outros radicalmente contra. Disse pra mim mesma que não iria fazer coro com eles! Pelo menos não da forma como está sendo conduzido. Pois não há demérito em se optar por trabalhar no lar, aliás, este é um trabalho que deveria ser colocado num patamar de honra, tal a importância e o desgaste causado. Prezar pelo recato (cautela, prudência, vergonha, honradez... alguns dos significados) parece um bicho papão em tempos de vale tudo, em que os fins justificam os meios e a esperteza no mau sentido virou palavra de ordem. Quanto ao se manter bela é mais aceitável que os adjetivos anteriores. Por isto gostaria de fazer algumas considerações sobre o assunto.

Nada melhor que usar o texto final do livro de Provérbios que trata do louvor à mulher virtuosa (que tem dignidade, honradez, preza pelo bem...). Quem é essa mulher tão decantada aqui? É alguém que vive a vida comum do lar sem a produtividade exterior tão cobrada em nossos dias? É alguém que vai ao mercado de trabalho e abdica do gerenciamento de sua própria casa? Ou alguém que exerce ambos os papeis com maestria?

Ao lermos todo o texto ficamos abismados com a abrangência e o espectro de ação dessa mulher mencionada aqui. O que aqui é descrito acerca dela é surpreendente, sobretudo, quando sabemos que este é um escrito de séculos e séculos passados. A mulher tem sido humilhada, desconsiderada, até mesmo tida como alguém inferior e de pouca capacidade, isto de maneira ancestral. Não nos parece que a mulher virtuosa descrita aqui é alguém que se enquadre nesse padrão mundano de avaliação da mulher. Antes é comparada a finas joias! Ela tem valor sim e muito!


Ela elegante e sábia. Não só gerencia a sua casa. Quero parar um pouco aqui, pois esta é uma questão que tem gerado muitas discussões ao longo do tempo. A nossa casa é a primeira empresa que devemos fazer funcionar com eficácia. Se não conseguimos gerenciá-la, o nosso trabalho lá fora vai deixar muito a desejar. A mulher aqui descrita diligencia todas as frentes de trabalho de sua casa. Ela não se contem apenas com o trabalho em casa. Também sai avalia um campo e o compra. Ela sabe criar recursos e administrá-los.  O texto diz: “Administra bem o seu comércio lucrativo, e a sua lâmpada fica acesa durante a noite. Ela faz vestes de linho e as vende, e fornece cintos aos comerciantes”. Ela fala com sabedoria e ensina com amor. Nada foge ao seu gerenciamento. Tudo funciona harmonicamente. A sua força e talento vem de Deus. A sua beleza exterior não conta muito, pois é passageira, mas ela se destaca por temer ao Senhor, por isto será elogiada! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...