quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Meditação/Nadia Malta/COANDO MOSQUITOS E ENGOLINDO CAMELOS!

COANDO MOSQUITOS E ENGOLINDO CAMELOS!

Guias cegos! Vocês coam um mosquito e engolem um camelo. "Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês limpam o exterior do copo e do prato, mas por dentro eles estão cheios de ganância e cobiça. Fariseu cego! Limpe primeiro o interior do copo e do prato, para que o exterior também fique limpo. "Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície”. Mateus 23.24-27.

                                                                                         
             

O texto citado faz parte das advertências de Jesus aos religiosos de sua época. O contexto todo é bem longo vai do versículo treze ao versículo trinta e seis. Ali encontramos palavras duríssimas de Jesus aos religiosos cheios de regras e de mandamentos de homens. Aliás, os estudiosos afirmam que os “fariseus e mestres da Lei daqueles dias haviam pulverizado a lei de Deus com 613 regras, 248 mandamentos, 365 proibições e tudo isso ainda era escorado com 1521 emendas”. Ou seja, impossível de alguém seguir. O pior é que eles exigiam dos fieis uma obediência que eles mesmos não tinham.

Na verdade as palavras mais duras de Jesus foram dirigidas aos que demonstravam uma religiosidade de exterior. Eles foram chamados de guias cegos, de sepulcros caiados e de hipócritas. Faziam exigências com as coisas mínimas e eram tão complacentes com as grandes transgressões cometidas por eles próprios. Coavam mosquitos e engoliam grandes camelos. Mantinham um jugo opressor sobre seus liderados. Eram caçadores impiedosos de almas.

As práticas do passado têm encontrado ecos na modernidade de uma maneira assustadora. O Cristianismo é relacional e não feito de uma lista de regras: Pode, Não pode! E é este relacionamento íntimo com o Cristo que opera as mudanças necessárias no interior do homem. Isto acontece por meio da leitura da palavra, da prática da oração e do dialogo intimo com o Santo Espírito que habita em nós. Temos falado sobre isto inúmeras vezes!  Como tem sido fácil manipular os mal instruídos incutindo terror em seus corações!

O Senhor não se impressiona com as nossas exterioridades pseudo piedosas. Ele sonda mentes e perscruta os nossos corações. Ele sabe quando nos deitamos e quando nos levantamos. A palavra ainda nem chegou à nossa boca ele já sabe. A ganância dos “Guias Cegos” daqueles dias parece que continua fazendo escola em nosso tempo. Quanto escândalo em nosso meio! E assim, seguimos coando mosquitos e engolindo camelos! Misericórdia! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...