sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Meditação/Nadia Malta/CONGREGAR É PRECISO!

CONGREGAR É PRECISO!

Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia”. Hebreus 10.25.

                                                                                         


Um dos fenômenos cada vez mais vistos em nossos dias é o descaso do povo de Deus em ir a sua casa para adorar em comunhão. Vai-se para todos os lugares sem que isso pareça um sacrifício, mas quando se trata de ir ao Culto público mais parece que as pessoas estão indo para a forca. Tudo parece ser desculpa para tal postura! O que nos leva a pensar no contraste dos dias antigos quando o salmista manifesta a sua alegria em ir à casa do Senhor. Ele diz: “Alegrei-me quando me disseram: "Vamos à casa do Senhor”! O salmista registra a sua alegria pelo convite que recebera para ir à casa do Senhor. Na verdade esse era o sentimento geral do povo de Deus em suas romagens para Jerusalém com o fim de adorar. Aqueles deslocamentos eram longos e sacrificiais, mas ainda assim valia à pena para desfrutar da comunhão com Deus. Enquanto hoje ouvimos não poucas vezes os crentes dizendo num tom de lamento: “Culto de novo”? Ou ainda: “Tenho mesmo que ir à igreja tantas vezes na semana”? "Ovelha solitária vira sanduíche de lobo"!

Em nosso tempo tudo é desculpa. Tem um ditado que diz: Quando não se quer, qualquer desculpa serve! Uma grande verdade encerrada aqui. Hoje para se atrair pessoas ao templo é preciso que haja muitos atrativos. Tem que ter música vibrante. Cantores gospels com seus cachês altíssimos. Tem que ter luzes multicoloridas. Tem que ter testemunhos cheios de efeitos pirotécnicos para mexer com as emoções dos ouvintes e por ai vai. A Palavra deixou de ser atrativo! Jesus deixou de ser a pessoa mais importante no culto. Isso me faz lembrar um jovem que me procurou certa vez para dizer que não gostava do louvor da nossa pequena comunidade. Ao perguntar o porquê, ele respondeu que gostava de algo vibrante que lhe causasse arrepios. Depois de avisá-lo que o louvor não era para ele e sim para Deus, sugeri-lhe uma escola de samba!

E assim os templos que se “antenam” nas “tendências” permanecem cheíssimos de pessoas cada vez mais vazias de Deus. Enquanto os outros que permanecem no genuíno mover com temor e santo tremor permanecem com a maioria dos seus bancos vazios. Contudo, aqueles poucos que ali perseveram permanecem cheios do Senhor. Spurgeon disse num tom profético: “Chegará um dia em que no lugar dos pastores alimentando as ovelhas haverá palhaços entretendo os bodes”.  Esse tempo já chegou faz tempo. Profecia cumprida! Lamentavelmente, a comunidade eclesiástica contemporânea vive na dependência de eventos!

O autor de hebreus faz uma advertência séria aos cristãos daqueles dias e também aos do nosso tempo para não deixarem de congregar como já era costume de alguns desde tempos ancestrais. E ele dá a razão da advertência: Jesus se aproxima. Precisamos encorajar uns aos outros a irem à Casa do Senhor. As três colunas que sustentam a igreja: A pregação da palavra, a Comunhão e a Oração. Não é de se admirar a fraqueza da igreja contemporânea. Vivemos um tempo de grandes escândalos eclesiásticos. A igreja tem sido atacada, mas não se defende, pois se tornou indefensável. Igreja é agencia de salvação, não casa de negócio e muito menos clube. É comunidade terapêutica. É lugar de crescimento espiritual. É Corpo de Cristo! Não mutilemos o Corpo com as nossas invencionices mundanas!  Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...