sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Meditação/Nadia Malta/PRIVILÉGIO PRESSUPÕE RESPONSABILIDADE!

PRIVILÉGIO PRESSUPÕE RESPONSABILIDADE!

Aquele servo que conhece a vontade de seu senhor e não prepara o que ele deseja, nem o realiza, receberá muitos açoites. Mas aquele que não a conhece e pratica coisas merecedoras de castigo, receberá poucos açoites. A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido". Lucas 12.47,48.

                                                                                          


Esta é a parábola do servo vigilante. Aqui o Senhor chama a atenção para a necessidade de estarmos atentos às ordens dadas por ele. Pedro pergunta ao Senhor se ele está contando aquela parábola para eles, os discípulos. Jesus responde com uma pergunta: "Quem é, pois, o administrador fiel e sensato, a quem seu senhor encarrega dos seus servos, para lhes dar sua porção de alimento no tempo devido”? Jesus gosta de responder com mais perguntas para nos fazer parar e pensar. Temos recebido muito da parte dele e o que temos feito com toda instrução recebida?

Os versículos citados trazem a ideia central do texto, ou seja, privilégios demandam responsabilidades. Ninguém pense que recebe do Senhor para enterrar ou esconder. Recebemos para investir no reino. Recebemos para multiplicar. Assim, o servo que conhece a vontade e instruções do Senhor e não faz o que ele ordena receberá muitos açoites. Não seria isso o que tem acontecido com muitos em nosso meio? Ouvem exaustivamente as instruções e continuam negligenciando as ordens recebidas. Quantos açoites temos sofrido enquanto povo da cruz por nossa indolência na causa do Reino? O apóstolo Paulo adverte: “Desperta, ó tu que dormes”!

Tem muito talento enterrado. Muitos dons negligenciados. Muitos têm vivido na fronteira do Reino com o mundo. São cristãos híbridos. Possuem características dos dois reinos. Esses transigem. Querem agradar aos dois mundos. Todo aquele que se faz amigo do mundo com seus liberalismos “politicamente corretos” é inimigo de Deus. Há ainda, os que são mal instruídos Esses, embora, tenham sido alcançados pela graça salvadora não receberam uma sólida instrução. Eles acabam se deixando levar pelas doutrinas de homens maquinalmente engendradas, não têm culpa receberão poucos açoites. Por açoites entendemos as consequências das ações.

Por outro lado, aqueles que tinham conhecimento da vontade revelada do Senhor e ainda assim insensatamente a negligenciaram receberão muitos acoites. O autor de Provérbios diz que os acoites são para as costas dos insensatos. E esses açoites serão recebidos aqui na forma de grandes provações. Jesus completa seu ensino dizendo: “A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido". Os crentes hebreus receberam uma reprimenda do autor da epístola por causa da lentidão em aprender. Já deveriam ser mestres, no entanto ainda necessitavam ouvir dos rudimentos da fé. Já os prudentes bereanos servem ainda hoje de exemplo, pois ao ouvir a palavra iam para as Escrituras para ver se as coisas eram de fato assim. Atentemos para o que temos recebido de Deus. Instruções e privilégios demandam responsabilidades! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...