domingo, 17 de setembro de 2017

Meditação/Nadia Malta/UNIDADE, LIBERDADE, CARIDADE!

UNIDADE, LIBERDADE, CARIDADE!

Portanto, deixemos os ensinos elementares a respeito de Cristo e avancemos para a maturidade, sem lançar novamente o fundamento do arrependimento de atos que conduzem à morte, da fé em Deus, da instrução a respeito de batismos, da imposição de mãos, da ressurreição dos mortos e do juízo eterno. Assim faremos, se Deus o permitir”. Hebreus 6.1-3.
                                                                                             


Os cristãos hebreus não haviam progredido é fato e até já falamos sobre este assunto outro dia. O autor da epístola no capítulo anterior fala que eles já deveriam ser mestres, mas necessitavam outra vez ser instruídos quanto aos princípios elementares da fé. O texto citado tem suscitado muitas interpretações, mas o que seu autor deseja é exortar quanto ao progresso da fé. Os cristãos de todas as épocas são instados a crescer na graça e no conhecimento de Deus e deixar de se pegar às coisas de só menos importância e focar naquilo que é verdadeiramente essencial. O autor da epístola deixa a discussão do que não era essencial para outro momento.

Aliás, tem um pensamento de Peter Meiderlin, teólogo luterano da cidade de Augsburg – Alemanha – no ano de 1627, embora atribuído erradamente a Agostinho e a Filipe Melancton,  que diz: “Naquilo que é essencial, unidade. No que não é essencial, liberdade. Em todas as coisas caridade (amor ágape)”. Esse pensamento deveria permear as relações cristãs em suas diferentes percepções. Temos ouvido tantas discussões infrutíferas no meio do povo de Deus! Esses embates só trazem prejuízo à causa do Reino. Discutimos por bobagens!

Prossigamos para a maturidade e não nos deixemos levar por discussões infrutíferas. O apóstolo Paulo falando a Tito recomenda: “Evite, porém, controvérsias tolas, genealogias, discussões e contendas a respeito da lei, porque essas coisas são inúteis e sem valor” (Tito 3.9). Em seu zelo apostólico ele ainda diz a Timóteo: “Continue a lembrar essas coisas a todos, advertindo-os solenemente diante de Deus, para que não se envolvam em discussões acerca de palavras; isso não tem proveito, e serve apenas para perverter os ouvintes” (2 Timóteo 2.14). “Deixem de dar atenção a mitos e genealogias intermináveis, que causam controvérsias em vez de promoverem a obra de Deus, que é pela fé”. (1 Timóteo 1.4). Em vez de apenas carregarmos Bíblias, que sejamos Bíblias andantes!

Jesus amado como temos perdido o nosso precioso tempo que deveria ser empregado em anunciar o Cristo, especialmente com o nosso testemunho! O apóstolo Paulo traz ainda mais luz a essa questão dizendo: “Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos” (Efésios 4.4-6). E quando ele se refere a um só batismo ele não se refere à forma de batizar, mas a simbologia em si, como sinal visível da nova vida em Cristo! Também somos instruídos a viver segundo aquilo que já alcançamos em termos de fé. Quanta “sofrência” desnecessária quanto àquilo que não é essencial! E não apenas em relação às formas de batizar, mas em relação a muitas outras coisas! Até quando coxearemos assim pondo em risco a comunhão e o crescimento do Reino de Deus? Fomos chamados a amadurecer, amadureçamos sem perder de vista a unidade, a liberdade e a caridade! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...