terça-feira, 27 de março de 2018

Meditação/Nadia Malta/QUE BALIDO FOI ESSE? É A EVIDÊNCIA DAS NOSSAS REBELIÃO!


QUE BALIDO FOI ESSE? É A EVIDÊNCIA DAS NOSSAS REBELIÃO!
                                                                                           
Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como iniquidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei”. 1 Samuel 15.22,23.
                                                                                                 

A obediência ao Senhor é a ordenança chave da vida cristã. Ela desencadeia as demais bênçãos! O texto citado é bastante conhecido e fala da desobediência fatal do rei Saul e da sua rejeição por parte do Senhor, que lhe custou o reino. Deus deu uma ordem clara ao rei Saul: Destruir os “amalequitas” e tudo quanto possuíam. Nada deveria ser poupado. Esse povo se opôs ao povo de Deus desde a saída do Egito, por isso é considerado um dos tipos do adversário na Bíblia Sagrada.

Saul, porém, poupou Agague, o rei Amalequita e o melhor das ovelhas e é confrontado pelo Senhor através do profeta Samuel e ainda acusou os soldados como se eles não tivessem recebido ordens dele. O texto diz: “Quando Samuel o encontrou, Saul disse: "O Senhor o abençoe! Segui as instruções do Senhor". Samuel, porém, perguntou: "Então que balido de ovelhas é esse que ouço com meus próprios ouvidos? Que mugido de bois é esse que estou ouvindo”?  Ao que Saul responde: “Os soldados os trouxeram dos amalequitas; eles pouparam o melhor das ovelhas e dos bois para o sacrificarem ao Senhor seu Deus, mas destruímos totalmente o restante". Não foi essa a ordem do Senhor! Ele não estava interessado em sacrifícios, mas em que fosse obedecido! Como é difícil compreender aquilo que o Senhor ordena. Se não conseguimos obedecer as mais simples, como obedeceremos as coisas mais complexas. O fato é que temos dificuldade em seguir instruções, regras e preceitos e pagamos um alto preço por isso! Danificamos desde aparelhos que não seguimos as instruções de uso até as nossas vidas!

Os versículos citados no inicio o Senhor diz que: “Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros”!  E o Senhor por meio de Samuel ainda acrescenta: Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como iniquidade e idolatria”. Rebelião e teimosia ou obstinação andam juntos. Todo rebelde é um teimoso contumaz. Ele só faz o que lhe dá na cabeça. É incapaz de obedecer a mais simples das ordens. Algo causa grande admiração aqui é a questão da rebelião ser comparada pelo Senhor ao pecado da feitiçaria e a teimosia com o pecado da idolatria. Há muito “cristão’ nominal feiticeiro e idólatra! Esse tipo é incapaz de obedecer às ordens de Deus através dos seus vários instrumentos!

Em geral o rebelde e teimoso só enxerga seu próprio ego, lá no fundo do coração dele, ele não admite dar o credito das realizações aos outros, senão, a si mesmo! Saul em seu íntimo imaginava impressionar Deus com sua rebelião disfarçada de piedade. Contudo, a evidência da rebelião não se pode esconder. E o Senhor o confronta por meio de Samuel ao perguntar: Então que balido de ovelhas é esse que ouço com meus próprios ouvidos”? Que mugido de bois é esse que estou ouvindo"? Nada fica oculto aos olhos do nosso Deus! Ele não se impressiona com as nossas exterioridades. Ele vê mentes e perscruta corações e isso para dar a cada um segundo as suas obras. Salvação é de graça e pela graça, mas bênçãos de Deus são liberadas mediante a obediência à sua Palavra! O autor de Hebreus fecha essa questão de modo irrefutável: “Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas”. (Hebreus 4:13). Atentemos, a nossa rebelião será desmascarada! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...