quinta-feira, 22 de março de 2018

Meditação/Nadia Malta/O DESAFIO DE CRER APESAR DE TODOS OS PESARES!


O DESAFIO DE CRER APESAR DE TODOS OS PESARES!
                                                                                               
Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação. O Senhor Soberano é a minha força; ele faz os meus pés como os do cervo; ele me habilita a andar em lugares altos”. Habacuque 3.17-19.
                                                                                             

Habacuque é chamado de profeta filósofo. Um pensador das coisas de Deus! Por não compreender muitas situações ele busca respostas da parte do Senhor. Apesar de se chocar com a rebelião do povo escolhido ele se choca ainda mais quando o Senhor usa uma nação ímpia como vara de Deus para disciplinar seu povo. Ele apresenta sua queixa e dúvidas perante o Senhor em oração e se coloca na posição aguardando a resposta de Deus à sua queixa. Ele diz: Ficarei no meu posto de sentinela e tomarei posição sobre a muralha; aguardarei para ver o que ele me dirá e que resposta terei à minha queixa”. A resposta não veio imediatamente. E o profeta assume uma postura de espera. Quantos de nós já não se viu em uma situação dessas, ou seja, sem compreender os agires de Deus numa busca desesperada por respostas! Agora mesmo neste momento há muitos “Habacuques” sobre suas torres de vigia à espera de respostas!

Os versículos citados no inicio fecham a oração do profeta. Apesar de se sentir alarmado com as declarações de Deus, sua oração é de triunfo diante daquilo que ele não compreendia. Ele resolve olhar não para a situação em si, mas para a majestade de Deus e assim ele exalta a soberania do Senhor. Ele clama ao Senhor que avive a sua obra e a faça conhecida através dos anos. Ele pede ainda que o Senhor se lembre da sua misericórdia. Na sua visão ele contemplou a gloria do Senhor e diz: “Seu esplendor era como a luz do sol; raios lampejavam de sua mão, onde se escondia o seu poder”. Sim, nas mãos gloriosas do nosso amado Senhor estão todas as possibilidades. E essas possibilidades vão sendo liberadas segundo o seu querer, não o nosso!

Quantas vezes em nossa caminhada temos sido desafiados a crer apesar de todos os pesares e esperar contra toda esperança humana! E esses desafios de fé sempre ocorrem em horas e cenários assoladores onde a solidão e o medo parecem nos sufocar! Não poucas vezes temos orado como o Rei Josafá: “Não sabemos o que fazer nesta situação, mas os nossos olhos estão postos em ti”! Foi mais ou menos isto que o profeta fez! Ele esperou contra toda esperança e possibilidade humana, e confiou em Deus! Muitas vezes, senão na maioria é necessário que silenciemos diante da majestade do Senhor, enquanto aguardamos as suas respostas.  E é o próprio Senhor quem adverte: “O Senhor, porém, está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra

Ele termina sua oração/poema fazendo uma das mais ousadas declarações de fé da Bíblia Sagrada! Ele se posicionou e decidiu crer apesar de todas as circunstancias contrárias. A fé que ousa é do tipo “Ainda que” tudo pareça dar errado. É quando os cenários parecem nos devorar e quando a assolação parece não ter fim que aprendemos a ver o invisível e ouvir o inaudível, aguardando sem duvidar aquilo que parece impossível do ponto de vista humano! O profeta sobrenaturalmente se alegra no Senhor e termina o poema declarando seu segredo para seguir em frente: “O Senhor Soberano é a minha força; ele faz os meus pés como os do cervo; ele me habilita a andar em lugares altos. Que o Senhor nos ajude a seguir assim, na força que só ele pode suprir! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...