quarta-feira, 7 de março de 2018

Meditação/Nadia Malta/CUIDADO COM A INTERPRETAÇÃO PRECIPITADA DOS TEXTOS BÍBLICOS!


CUIDADO COM A INTERPRETAÇÃO PRECIPITADA DOS TEXTOS BÍBLICOS!

 Agora, porém", declara o Senhor, "voltem-se para mim de todo o coração, com jejum, lamento e pranto. "Rasguem o coração, e não as vestes. Voltem-se para o Senhor, para o seu Deus, pois ele é misericordioso e compassivo, muito paciente e cheio de amor; arrepende-se, e não envia a desgraça”. Joel 2.12,13.                

Afinal, Deus se arrepende? Essa resposta não é simplista e requer prudência. Contudo, podemos dizer que a resposta a essa pergunta é sim e não! Como assim? Deus não se arrepende das promessas, das ordenanças ou mandamentos, mas pode se “arrepender” da disciplina a ser aplicada em um individuo ou nação caso haja mudança e quebrantamento de espírito, mudança de mente ou “metanóia”, obediência da parte do pecador. Assim como aconteceu com os ninivitas dos dias do profeta Jonas. Eles obedeceram à voz do Senhor e este suspendeu a sentença, o que é totalmente compatível com sua natureza misericordiosa.

Nesses dias temos visto estarrecidos o que está acontecendo na Síria. O quadro de horrores e barbaridades ali vitimando a todos, mas, sobretudo e especialmente crianças e idosos. As opiniões se dividem. Há os que vaticinam com base em seus “achismos” irresponsáveis. São os que se atrevem a fazer traduções de profecias bíblicas precipitadamente de maneira descontextualizada sem a menor compaixão. Sobretudo, quando se trata de profecias que já se cumpriram há mais de 2700 anos. Não gostaria de falar sobre este assunto, mas é inevitável tal a quantidade de pessoas que tem vindo nos procurar se referindo à questão (Isaías 17). Tiago, o meio irmão de Jesus, em sua epístola diz: “Falem e ajam como quem vai ser julgado pela lei da liberdade; porque será exercido juízo sem misericórdia sobre quem não foi misericordioso. A misericórdia triunfa sobre o juízo”! (Tiago 2.12,13). Ainda que aquela profecia se aplicasse aos nossos dias, a misericórdia triunfa sobre juízo quando há obediência! Assim, clamemos sem cessar pelos sofredores da Síria.

Jesus Diz o Sermão do Monte “Bem-aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia”. Quem alcançará misericórdia nesses tempos de esfriamento do amor? Como é possível ver as imagens da Síria com crianças ensanguentadas, idosos sendo carregados nos braços e o coração não se angustiar? E o que é pior, percebermos nos tons dos comentários de pessoas ditas cristãs, algo do tipo “bem feito”! Gente do céu, isso é sórdido demais! Não dá para a gente fingir que não está vendo. Choremos com os que choram!

A hora é de clamar, de buscar a presença de Deus de achar quem se coloque na brecha pelo povo da Síria para que seja alcançado pela misericórdia de Deus! O apelo dramático do Senhor por meio do profeta Joel não poderia ser mais claro. Ele diz: “Agora, porém", declara o Senhor, "voltem-se para mim de todo o coração, com jejum, lamento e pranto. "Rasguem o coração, e não as vestes. Voltem-se para o Senhor, para o seu Deus, pois ele é misericordioso e compassivo, muito paciente e cheio de amor; arrepende-se, e não envia a desgraça”. Contudo, não é só a Síria que precisa se voltar para o Senhor, mas aqueles que se dizem cristãos professos com seus corações empedernidos pela religiosidade desprovida de misericórdia! Sim, rasguemos os nossos corações não as nossas vestes. Confessemos o nosso pecado de indiferença e apatia diante das atrocidades do mundo. Façamos isto antes que a vara da disciplina de Deus desça sobre nós! Assim, sejamos misericordiosos como o nosso Pai Celestial é misericordioso! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...