terça-feira, 20 de março de 2018

Meditação/Nadia Malta/OLHEMOS PARA AQUELE QUE PODE NOS DAR ESPERANÇA!


OLHEMOS PARA AQUELE QUE PODE NOS DAR ESPERANÇA!
                                                                                               
Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto, esperarei nele. Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca. Bom é aguardar a salvação do SENHOR, e isso, em silêncio”. Lamentações 3.21-26.
                                                                                                 

O livro das lamentações do profeta Jeremias é chamado por alguns estudiosos de Poema Fúnebre para o Funeral nacional. O povo do Senhor se sentia espiritualmente morto havia perdido a esperança e o profeta Chorão tende a embarcar no sentimento que havia tomado conta de toda a nação em meio ao cativeiro de Babilônia. Tudo parecia ter chegado ao fim da linha. Humanamente não havia nada a esperar! Só tristeza e assolação! Contudo, num dado momento Jeremias parece dar um basta àquela postura e sacode de si o mofo daquela amargura profunda e resolve buscar aquilo que lhe podia dar esperança, apesar de todos os pesares! Olhar para o Autor e Consumador da nossa fé é a saída, sempre!

Já falamos sobre isto tantas vezes, sobretudo, em tempos de grande agonia como temos vivido, tanto pessoalmente, quanto como povo de Deus sobre a terra! Olhar para um texto como este, nos traz alento em meio às nossas próprias aflições. Não, não foi apenas o profeta Jeremias que se sentiu assim, completamente contaminado pela situação vigente. Às vezes é impossível não embarcar na consciência de desânimo coletivo. Confesso que aqui e acolá também tenho me deixado contaminar, mas logo me levanto para dizer: basta e volto à Fortaleza como prisioneira da Esperança!

Jeremias fez isto, ele disse: chega! Quem conhece o Senhor não pode se deixar dominar pela falta de ânimo da maioria! O profeta foi buscar nos atributos eternos do Senhor forças para seguir em frente. Ânimo para continuar. Esperança para não se deixar esmorecer. O que foi que ele viu que o fez recobrar a lucidez diante de tanta assolação e calamidade? Ele olhou para a imutabilidade do Senhor e seus atributos eternos. O Senhor é aquele que nos acode no dia da calamidade e no tempo da aflição. Ninguém que clama por ele em verdade fica sem seu amparo. Alguém já disse que “o Senhor não se atrasa em seus agires, ele capricha”! Creio demais nisso, embora, muitas vezes a angustia tente nublar essa visão!

Sigamos a trilha percorrida pelo profeta Jeremias. Ele olhou para a misericórdia do Senhor que é a causa de não sermos exterminados. Ele sabia que essas misericórdias se renovam a cada manhã e são a causa de não sermos consumidos. Ele olha para a fidelidade do Senhor. O Senhor é fiel e não pode negar-se a si mesmo. O profeta olha para o Senhor como sua porção e nele espera, porque sabe que o socorro virá! Ele aguarda a salvação do Senhor na situação, contempla a sua bondade e nele espera! Assim, aguardemos no Senhor, a bendita Esperança Viva! Ele virá em nosso auxílio! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...