terça-feira, 22 de maio de 2018

Meditação/Nadia Malta/PRATICANTES DA PALAVRA! SERÁ QUE SOMOS?


PRATICANTES DA PALAVRA! SERÁ QUE SOMOS?
                                                                 
Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, pois a ira do homem não produz a justiça de Deus. Portanto, livrem-se de toda impureza moral e da maldade que prevalece, e aceitem humildemente a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los. Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos.”. Tiago 1.19-22
                                                                                              

No texto lido que está em um contexto maior indo até o versículo 27, Tiago, chama a atenção dos seus leitores para a seriedade da prática da Palavra de Deus por aqueles que a professam. Muitos em nosso meio têm vivido no engano. Falam como crentes, gesticulam como crentes, usam cacoetes e jargões de crentes, até carregam uma Bíblia debaixo do braço, mas estão longe de serem chamados de filhos de Deus. Esses fora dos guetos cristãos deixam muito a desejar no testemunho.  A experiência da salvação produz uma profundíssima alteração na essência do ser humano.  O ato de Nascer de Novo é algo que vai além do entendimento humano, pois mexe com as estruturas não apenas emocionais, mas espirituais do homem. O nosso espírito é recriado pelo Espírito de Deus. É o que os teólogos chamam de regeneração. Através dessa experiência única, nos tornamos Novas Criaturas, as coisas velhas passam e tudo se faz novo.

Por que então temos visto tanta loucura no meio cristão dos nossos dias? Há um texto da Palavra de Deus que estremeço cada vez que o leio: Jesus diz em Mateus 7. 22, 23: “Muitos naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade”. O que dizer de um texto como este? Aqui Jesus fala dos embusteiros que são arremedos de cristãos. Que hoje possamos repensar nossa própria postura espiritual e nossa responsabilidade para com a Palavra de Deus e sua prática. Para que obtenhamos vitórias em nossas lutas diárias de nada adianta as correntes de oração, os jejuns intermináveis, os sacrifícios de tolos. O que o Senhor requer de nós é unicamente obediência à sua Santa Palavra, ouvir sem praticar é negligencia. E muitos a têm negligenciado deliberadamente para sua própria ruína.

De acordo com o texto lido temos três responsabilidades com a Palavra de Deus: Receber; Praticar e Compartilhar. Precisamos estar prontos para ouvir aquilo que o Senhor diz em sua Santa Palavra. Esse ouvir não é um mero escutar, mas um compreender e assimilar aquilo que nos é dito pelo Senhor. Precisamos ser tardios para falar. Esta recomendação tem dois sentidos: discutir contestadoramente a Palavra e o sentido de anunciá-la precipitadamente antes de vivê-la. Precisamos ser tardios para nos irar. Essa ira também tem dois sentidos: a ira contra Deus e sua Palavra, pelo fato da Palavra revelar, desmascarar os nossos pecados e a ira ao pregar a palavra e ela não ser aceita de pronto. De uma forma ou de outra, Tiago diz que “a ira do homem não produz a justiça de Deus”. Quando recebemos a Palavra com mansidão, sem ira ou revolta e acatamos o que ela diz, ela começa a gerar a vida de Deus em nosso coração.

Os que acreditam que são espirituais só porque ouvem a Palavra de Deus, enganam-se a si mesmos. Aqui Tiago compara a Palavra com um espelho revelador. O espelho tem essa função de revelar o que está torto, fora do lugar. O exame das Escrituras deve ser cuidadoso, sob a orientação do Espírito Santo. Ao lermos a Palavra precisamos aprender a perguntar ao Espírito de Deus: Como essa verdade se aplica a mim? Também precisamos compartilhar a Palavra de Deus. De que modo? Através de um falar sadio. A boca fala do que está cheio o coração. Através do serviço ao próximo. Através do santo testemunho. Manter-se incontaminado do mundo é o grande desafio do cristão. Será que somos praticantes da palavra ou ouvintes negligentes? Tempo de parar de nos enganar!
Texto de  Nadia Malta  http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...