sábado, 5 de maio de 2018

Meditação/Nadia Malta/NÃO DÁ PARA CHEGAR AO OUTRO LADO SEM A TRAVESSIA!


NÃO DÁ PARA CHEGAR AO OUTRO LADO SEM A TRAVESSIA!
                                                                     
 Ao anoitecer seus discípulos desceram para o mar, entraram num barco e começaram a travessia para Cafarnaum. Já estava escuro, e Jesus ainda não tinha ido até onde eles estavam. Soprava um vento forte, e as águas estavam agitadas. Depois de terem remado cerca de cinco ou seis quilômetros, viram Jesus aproximando-se do barco, andando sobre o mar, e ficaram aterrorizados. Mas ele lhes disse: "Sou eu! Não tenham medo”! João 6:16-20.
                                                                                              

Tenho pensado muito nas nossas travessias enquanto servos do Senhor. Aliás, a nossa trajetória nesta vida é feita de inúmeras travessias! Isso tem acontecido desde os primórdios quando o povo de Deus saiu do Egito e teve que atravessar o Mar Vermelho e depois o Deserto do Sinai até chegar à terra Prometida! Foram muitos momentos dramáticos de travessias por vias dolorosas. O povo também atravessou o Rio Jordão que estava cheio até as ribanceiras. De modo assombrosamente maravilhoso o Senhor o conduziu em cada uma das travessias. Lá na frente Jacó atravessou o Val de Jaboque com sua família e bens. Cada travessia tem um propósito didático de Deus. E ainda enfrentaremos muitas. São: Travessias para a liberdade e cura! Travessias para o crescimento! Travessias para a maturidade! Travessias para a confiança! Travessias para a esperança! Travessias para reconciliação! Todas com um propósito bem definido!

O texto citado no inicio fala de uma dessas travessias. Jesus depois de falar às multidões compele seus discípulos a atravessarem o lago de Genezaré ou Mar da Galileia. Aquela travessia era conhecida e temida pelos mais experientes pescadores. Ventos contrários costumavam soprar ali com muita fúria. E naquele dia não foi diferente. O barco era sacudido de um lado para outro e enquanto eles tentavam resistir àquela tempestade, eis que surge Jesus andando sobre as águas no meio da madrugada. Os outros evangelistas dizem que eles aterrorizados acharam ser um fantasma. Muitas lendas sobre fantasmas povoavam o imaginário popular daqueles dias. Jesus ao mandá-los para aquela travessia e mais especificamente para o olho daquela tempestade queria ensiná-los uma relação de confiança absoluta. Seguir ao Cristo nem sempre significa navegar por águas tranquilas!

Temos dito muitas vezes neste espaço que precisamos orar mais pela travessia até a nossa bênção ou enquanto ela não chega do que por ela propriamente. O problema é a travessia, é esse “enquanto” que nos tira o fôlego e nos abate. Durante a travessia tudo parece tão devastador, tão nebuloso, tão sem saída! Ah, se pudéssemos chegar do outro lado sem a tão temida travessia! Contudo, isso é impossível! É precisamente da travessia que mais precisamos. O evangelista Marcos acerca do episódio diz que Jesus: Viu os discípulos remando com dificuldade, porque o vento soprava contra eles. Alta madrugada, Jesus dirigiu-se a eles, andando sobre o mar” (Marcos 6:48).

O Senhor vem sempre em nossa direção das maneiras mais inusitadas para nos acudir, muito embora, o medo tantas vezes nos impeça de o reconhecer. Particularmente tenho experimentado muitas travessias nos últimos tempos. Estou fazendo uma delas neste exato momento. Talvez uma das mais dolorosas que já enfrentei. Parece que cada travessia concluída nos prepara para outras ainda mais desafiadoras. Haja graça, fé, coração e juízo para suportar os rigores dessas jornadas por vias tão dolorosas! A demora de Deus não é descaso é zelo e preparação! Os discípulos acharam ser um fantasma, mas o Senhor diz: "Sou eu! Não tenham medo”! Assim, creio que ele diz o mesmo para nós hoje. Ficará tudo bem, a tempestade cessará e chegaremos ao destino! Confiemos! Nadia Malta  http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...