quarta-feira, 30 de maio de 2018

Meditação/Nadia Malta/LEVANDO À SÉRIO A PALAVRA DE DEUS!


LEVANDO À SÉRIO A PALAVRA DE DEUS!
                                                                          
Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma; atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontal entre os olhos. Ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentados em vossa casa, e andando pelo caminho, e deitando-vos, e levantando-vos. Escrevei-as nos umbrais de vossa casa e nas vossas portas,”  Deuteronômio 11:18-20.
                                                                                              

O livro de Deuteronômio é muito apropriadamente chamado de Segunda Lei. Aqui podemos ver que fé e obediência devem caminhar sempre juntas. Deuteronômio consegue resumir e por em foco a mensagem contida nos livros anteriores. O texto lido aponta para a necessidade de levarmos à serio a Palavra do Senhor. A mensagem tem uma primeira e imediata aplicação ao Israel do passado! Ao mesmo tempo é um alerta para todo o Israel espiritual de Deus formado de judeus e gentios convertidos ao Senhor Jesus Cristo em todas as épocas. O texto propõe um discipulado contínuo!

A palavra do Senhor é imutável! O que o Senhor requeria no passado, requer hoje, com a diferença que hoje, em Cristo estamos muito mais habilitados para a obediência que no passado! O fim da Lei é Cristo! Ele diz: “Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra”! Ele ainda lamenta: “Ah, se o meu povo me ouvisse”! A Lei não salva, apenas dá consciência de pecado e aponta para a necessidade de um Salvador. Ela serviu de aio, diz o apóstolo Paulo levando o homem à Graça (Jesus) para que ele seja salvo. Uma vez salvo e habilitado à obediência, esse homem é devolvido à Lei para que seja santificado!

Uma vez salvos, qual o nosso dever em relação à Palavra que procede da boca de Deus? Em Primeiro lugar: Devemos Guardá-la no coração (Para que ela gere vida). Só um coração transformado pela Palavra produz mudanças efetivas. O salmista no Salmo 119.11 diz: “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti”. Ainda em Deuteronômio ouvimos: “Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração;”. Em Segundo lugar: Devemos Ensiná-la aos filhos (Os princípios da palavra devem ser repassados para os nossos filhos, sobretudo, com o nosso testemunho). Esse é um discipulado que não cessa! O autor de Provérbios diz: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele”; Ainda em Deuteronômio ouvimos: “Tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos”. Os filhos aprendem mais com o testemunho que com as palavras dos pais!  Casa de pai é escola de filhos!

Em terceiro lugar: Devemos Mostrá-la em casa (A Palavra deve ser mostrada em casa não só de forma escrita, mas, sobretudo, testemunhal). Quantos familiares não se convertem por causa do péssimo testemunho dos que se dizem cristãos dentro dos lares! Tiago Em sua epístola traz mais luz à questão tratada aqui ao ordenar: “Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma. Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência. Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar”. Atentemos para a Santa Palavra de Deus! Nadia Malta  http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...