segunda-feira, 14 de maio de 2018

Meditação/Nadia Malta/COMO FILHOS E HERDEIROS SOMOS LIVRES!

COMO FILHOS E HERDEIROS SOMOS LIVRES! 
                                                                                     
E, porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho aos seus corações, o qual clama: "Aba, Pai". Assim, você já não é mais escravo, mas filho; e, por ser filho, Deus também o tornou herdeiro”. Gálatas 4:6,7”          

No texto lido o apóstolo Paulo fala a respeito da nossa filiação em Cristo. Percebemos aqui, a Trindade toda envolvida nessa experiência pessoal de filiação: Deus, o Pai enviou Jesus, o Filho para morrer por nós; Deus, o Pai enviou o Espírito Santo para habitar em nós. A ênfase dessa passagem não é entre filhos pequenos e adultos, mas entre filhos e escravos.  Apesar dos gálatas se comportarem como escravos, eles eram filhos e precisavam se comportar como tal. Por isso Paulo os exorta tão severamente. Precisamos encontrar o equilíbrio de um relacionamento intimo e ao mesmo tempo respeitoso com o nosso Pai Celestial. O que é preciso para alguém se tornar um filho de Deus? A resposta é simples: Crer em Jesus Cristo e o receber como Senhor e Salvador. O Espírito Santo continua ministrando sobre isto desde os dias do pentecostes, a quantos tenham ouvidos para ouvir.

Falando aos Romanos (Rm 8.14,15 ) encontramos o Apóstolo instruindo os seus leitores acerca desse assunto Todo o que é nascido de Deus é filho e herdeiro de Deus. O grande problema, é que insistimos em nos comportar como escravos, por isso vivemos atemorizados. O povo de Deus quando foi libertado do cativeiro do Egito e se dirigia para a Terra Prometida, ainda carregava no peito o peso e o embaraço do cativeiro. Eles haviam saído do Egito, mas o Egito não havia saído dos seus corações. Assim como muitos de nós, fomos libertados do reino das trevas, mas continuamos agindo como escravos do Adversário. Essa mentalidade de deserto, de escravidão tem sido cultivada por muitos de nós e precisa ser banida de nosso meio. Ainda nesta epístola o apóstolo Paulo diz: “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão”.

O filho tem a mesma natureza do pai, já o escravo não tem a mesma natureza do seu senhor. Quando cremos em Cristo, e o recebemos como Senhor e Salvador, o Espírito Santo vem habitar em nós. Cristo é plasmado em nós. Isto significa que nos tornamos co-participantes da natureza divina (II Pe 1.4). A lei jamais teria o poder de fazer que a natureza divina habitasse em nós. O filho tem um pai, já o escravo tem um senhor. Nenhum escravo tem a liberdade de chamar o seu senhor de pai. Quando recebemos Cristo como nosso Salvador, recebemos também o Espírito Santo. E é o Espírito que testifica em nossos corações que somos filhos de Deus. O Espírito que habita em nós clama: Aba, Pai e os que crêem, em resposta às impressões do Espírito em seus corações exclamam: Aba, Pai! Aba= expressão aramaica equivalente ao nosso termo “papai” e mostra a intimidade do filho com o pai. Nenhum servo tem esse tipo de intimidade com o seu senhor.

O filho obedece ao pai por amor, já o escravo obedece ao seu senhor por medo. O Espírito Santo opera no coração do que crê, fazendo despertar e aumentar o seu amor por Deus. Falta-nos exercitar o amor ao Pai Celestial que nos regenerou pelo seu Espírito. Jamais seremos suficientemente bons para merecermos o que Deus tem para nós. O que Ele nos concede é exclusivamente por sua graça, não por obras meritórias de nossa parte. Assim, como filhos, a nossa relação de obediência com a lei, passa a ser um ato de amor, não um ato de medo de um senhor tirano e castigador. O próprio relacionamento de Deus com o homem não é produto de uma graça barata, mas um caso de amor que foi às últimas conseqüências ao ponto de dar seu único Filho em sacrifício por amor de nós. O sacrifício único e suficiente de Cristo por nós, além de satisfazer a ira de Deus, nos reconciliou com o Pai, nos tornando filhos e herdeiros de Deus. O filho e herdeiro é rico, já o escravo é pobre. Somos filhos e herdeiros. Adotados na família de Deus como filhos adultos, aptos a usar a nossa herança. Somos co-herdeiros com Cristo! O filho tem futuro, já o escravo não tem nenhuma perspectiva. Não há futuro para quem é escravo. Infelizmente tanto no passado quanto hoje há aqueles que têm a mentalidade de escravo e preferem se manter assim. O Pai, no entanto, sempre provê para o filho. Alias, “o Pai entesoura para o filho”. Somos livres! Não nos deixemos mais escravizar por nenhum tipo de jugo, seja ele físico, emocional ou espiritual! Nadia Malta  http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...