segunda-feira, 7 de maio de 2018

Meditação/Nadia Malta/CUIDADO COM A CONFORMAÇÃO AO MUNDO!


CUIDADO COM A CONFORMAÇÃO AO MUNDO!
                                                                                      
Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Romanos 12:1,2.                                                                                 

Conformar significa tomar a forma de algo ou de alguém. E o apóstolo Paulo aqui faz um apelo dramático rogando pelas misericórdias de Deus, aos cristãos não só da permissiva Roma dos dias antigos, mas aos seus leitores de tempos pós-modernos. Como é fácil seguir um padrão que todos consideram normal! Temos falado tantas vezes neste espaço sobre o cuidado que devemos ter com o nosso andar, sobretudo, para resistir aos apelos da nossa carne.  Somos observados por homens e por anjos.  Anjos eleitos e caídos. Esses últimos formam a grande torcida contra à espera da nossa queda. O mundo está aí com seu padrão já estabelecido sob o velho jargão do “não tem nada demais”! Ele nos oferece seu vasto leque de possibilidades contando com aquilo que é demandado pelas nossas inclinações. As nossas inclinações dão o mote da oferta. E ainda há o adversário ao derredor usando seus argumentos bem fundamentados nos nossos desejos, a fim de nos convencer a ceder aos apelos do mundo. Levar a carne ao altar como oferta viva é preciso, com o cuidado de amarrá-la ali. Lembremo-nos que a oferta é viva e pode pular fora do altar! E tem pulado tantas vezes!

Como resistir a tão grande investida dessa trindade maligna? O apóstolo Paulo oferece aqui a receita infalível: Oferecer-se ao Senhor como um sacrifício vivo, santo e agradável. Ele chama essa oferta de Culto racional, pois, passa por nossa vontade. Aqui somos chamados a matar a carne de fome no tocante às suas concupiscências. Jesus já havia falado sobre isso lá atrás de modo bem enfático: Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno. E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não vá todo o teu corpo para o inferno” (Mateus 5.29,30).  Esse culto acontece mediante uma transformação radical da nossa mente. Cada um de nós conhece bem as áreas de vulnerabilidade da própria carne. É exatamente ali que precisamos montar guarda! E só quando conseguimos subjugar a carne no tocante aos seus apetites é que vamos poder conhecer qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Notemos que o adjetivo “perfeito” vem em ultimo lugar na citação paulina. Por quê? Porque muitas coisas que fazemos para atender a nossa carne pecaminosa são boas e muito agradáveis, momentaneamente, mas não são perfeitas. Elas causam tristeza, inquietação e abatimento nos que estão ao nosso redor, familiares e lideranças cristãs. A vontade de Deus, ao contrário da vontade meramente humana é boa, agradável e perfeita. Ela não deixa arestas, tudo se encaixa perfeitamente. Muitas coisas são lícitas, mas nem todas convêm a santos e não podemos nos deixar dominar por nenhuma delas. É melhor com pena sentir que sem remédio chorar! Aprender a dizer não é preciso!

É tempo de rever escolhas, sobretudo, em relação àquilo que é “bom e agradável”, mas não é perfeito. Trouxe inquietação àqueles que nos amam, às figuras de autoridade sobre nós, então é bom recuar. Quanta angústia poderia ter sido evitada se as placas de sinalização da Bíblia Sagrada fossem observadas! Só uma mente transformada verdadeiramente pela Palavra de Deus é capaz de experimentar e discernir a vontade de Deus nas situações. O apóstolo Paulo insiste: “transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Tempo de transformação real! Nadia Malta  http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...