quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Meditação/Nadia Malta/NOSSO MAIOR ADVERSÁRIO É VENCIDO NO CAMINHO!

NOSSO MAIOR ADVERSÁRIO É VENCIDO NO CAMINHO!

                                                                                           

Entre em acordo depressa com seu adversário que pretende levá-lo ao tribunal. Faça isso enquanto ainda estiver com ele a caminho, pois, caso contrário, ele poderá entregá-lo ao juiz, e o juiz ao guarda, e você poderá ser jogado na prisão”. Mateus 5.25.

                                                                                               


Esta semana uma amada irmã me trouxe este versículo que havia emergido do seu coração, como direção do Senhor para a sua vida. Ela leu e releu e nada lhe vinha à mente em relação a ele. Comecei, então, à semelhança de Moisés a “bater nessa Rocha até que dele brotasse água e dessedentasse” como disse Calvino ao se debruçar nos textos bíblicos. Ler a Palavra de Deus demanda tempo e oração paciente até que consigamos compreender aquilo que o Espírito deseja ministrar. A Palavra já nos foi revelada, mas precisamos deixar que a Luz do céu entre em nossos olhos para que compreendamos a revelação.

O versículo citado está no contexto do Sermão do Monte, quando Jesus fala acerca do homicídio e faz um contraste entre o que foi dito aos antigos e o que é dito por ele na Nova Aliança. Ao olharmos atentamente para o texto à luz do Espírito Santo, perceberemos que o Senhor nos instrui sobre a religiosidade de aparência dos dias antigos e o verdadeiro relacionamento com ele. Este último produz verdadeira transformação enquanto a religiosidade é apenas algo exterior. As nossas palavras não convencem o Senhor, são os atos concretos que testificam das mudanças interiores.

Nos versículos anteriores, Jesus vai alem daquilo que fora dito aos antigos em suas instruções .  Não só quem mata, mas quem se ira sem motivo, quem profere insulto ao irmão, quem lhe chama de tolo está sujeito ao inferno de fogo. Deus do céu, que coisa séria! E mais, se ao fazermos a nossa oferta nos lembrarmos que o nosso irmão tem algo contra nós, devemos deixar perante o altar a nossa a oferta e ir nos reconciliar com o nosso irmão, e, só então, voltando devemos fazer a oferta. Notemos que aqui ele não fala do fato de nós termos algo contra o irmão, mas dele ter contra nós! Ou seja, a exigência é ainda maior! Para isso precisamos vencer o orgulho e a nossa carne resistirá! Há três adversários que se opõem a nós: O Mundo, o diabo e a carne. O mundo oferece, o diabo estimula, mas é a carne que clama pelo pecado! Assim, o pior dos três é a carne, pois é ela quem dá o mote para a ação dos outros dois! Eles formam uma trindade maligna, trabalham em unidade e se alimentam com o que lhes oferecemos!

Chegamos finalmente no versículo mencionado no inicio. Ele manda que entremos em acordo com o nosso adversário sem demora, enquanto estamos com ele no Caminho, para que ele não nos entregue ao juiz e este ao oficial de justiça e sejamos recolhidos à prisão. Que caminho é esse e que adversário é esse, aos quais Jesus se refere aqui? O Caminho aqui é ele próprio, lembremos que ele fala aos futuros crentes da Nova Aliança, os que estarão andando nele. Quanto ao adversário? Trata-se do nosso pior inimigo: A nossa velha carne pecaminosa que insiste em violar o querer de Deus. O Senhor Jesus em outro momento diz: “Se o teu olho te faz pecar, arranca-o de ti melhor entrares no Reino sem um olho que tendo os dois seres lançado no inferno”, ele diz o mesmo acerca dos pés e das mãos! Santificação progressiva é ato continuo enquanto estamos andando no Caminho até chegarmos à presença do Supremo Juiz! Nossa vereda precisa ir se tornando cada vez mais luminosa até ser dia perfeito! Que o Senhor nos conceda graça e discernimento para entender essas coisas! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...