segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Meditação/Nadia Malta/E A SABEDORIA CONTINUA CLAMANDO QUEM A OUVIRÁ?

E A SABEDORIA CONTINUA CLAMANDO QUEM A OUVIRÁ?

A sabedoria está clamando, o discernimento ergue a sua voz; nos lugares altos, junto ao caminho, nos cruzamentos ela se coloca; ao lado das portas, à entrada da cidade, portas adentro, ela clama em alta voz: "A vocês, homens, eu clamo; a todos levanto a minha voz. Vocês, inexperientes, adquiram a prudência; e vocês, tolos, tenham bom senso. Pois todo aquele que me encontra, encontra a vida e recebe o favor do Senhor. Mas aquele que de mim se afasta, a si mesmo se agride; todos os que me odeiam amam a morte". Provérbios 8.1-5, 35,36.
                                                                                                


Confesso que está difícil ouvir os noticiários da TV e das diversas mídias. Ao ouvirmos as noticias temos a nítida impressão que o mundo enlouqueceu literalmente. Há uma crise instaurada sem precedentes. Crise de ética, de valores, de moral, de bom senso, de costumes, de equilíbrio. Hoje tudo tende ao exagero com o propósito de chocar, de agredir, de causar perplexidade no mais alto grau. Imagino que a presente geração pagará um preço altíssimo por essa postura irresponsável. Nesses dias a internet assistiu chocada a alguns desses casos. Uma moça se dizendo professora de educação sexual em uma de suas aulas, mostrando aos seus jovens alunos secundaristas, gravado em vídeo uma “performance” que remetia à prática. Eram jovens que se divertiam com a atuação da tal professora. Pais que colocaram seu bebê recém nascido no forno de microondas. Sem contar com as afrontas racistas contra uma criança. E tantas outras coisas, a lista é longa!

Hoje se ouve e se vê de tudo, menos aquilo que realmente pode edificar, instruir e agregar verdadeiro conhecimento. As redes sociais têm seu lado bendito e seu lado maldito, que na maioria das vezes tem prevalecido. Quantos escândalos! Quantas vilezas! Quanta corrupção! Quanta promiscuidade! Quanta violência! Quanta falta de sabedoria! Aliás, a loucura há muito tomou o lugar da lucidez e do bom senso! Na verdade, nem sei se realmente poderia chamar de loucura, o que temos visto. Será que perversidade não seria a palavra mais adequada?

Nesses dias temos feito releituras consecutivas do Livro Sapiencial de Provérbios e ali encontramos uma chamada contínua da Sabedoria para que ouçamos a sua voz! É verdade que somos emboscados pelas nossas inclinações o tempo inteiro e isso demanda de nós oração e vigilância o tempo inteiro. Parece-me que têm faltado ambas. O apóstolo Paulo falando aos Filipenses traz um sério alerta em relação àquilo que temos armazenado em nossas mentes: “Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas”. Pensamentos geram ações!

Os versículos citados de provérbios dizem que a Sabedoria está clamando e o Discernimento ergue a sua voz nos lugares mais altos da terra e em seu brado ela diz: “A vocês, homens, eu clamo; a todos levanto a minha voz. Vocês, inexperientes, adquiram a prudência; e vocês, tolos, tenham bom senso. Pois todo aquele que me encontra, encontra a vida e recebe o favor do Senhor. Mas aquele que de mim se afasta, a si mesmo se agride; todos os que me odeiam amam a morte". Parece que há uma cegueira e uma surdez espiritual sem precedentes nos amantes da morte. As pessoas ouvem apenas aquilo que lhes convém. Elas acatam apenas aquilo que vem ao encontro de suas inclinações! Deus não aplica severidade antes de exaustivamente investir na misericórdia! Quem deixa de ouvir achará a morte! E a Sabedoria continua clamando, quem a ouvirá? Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...